Desafios do cotidiano feminino serão abordados no Festival Leia Santos

Duas atividades do ‘Festival Leia Santos’ abrirão espaço para abordar os desafios do cotidiano feminino. O fortalecimento das políticas públicas para garantir e ampliar a defesa dos direitos da mulher é um dos temas de uma roda de conversa, que será realizada no sábado (30), às 15 horas, no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá, Centro).

O encontro, que será aberto ao público, vai contar com a participação da vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo; da jornalista Vivian Retz Lucci; da advogada Mayra Dias e de Sandra Regina de Souza, da Editora Feminas.

Com mediação da jornalista Flavia Saad, a roda de conversa contará também com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade. Por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o número de inscrições para o encontro é limitado. Para participar, basta enviar um e-mail para festivaleiasantos@gmail.com com nome completo e número do documento de identificação.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Logo após a roda de conversa, às 16h30, também no Paço Municipal, será realizado o lançamento do livro ‘Martina’, primeiro romance escrito pela jornalista e escritora, Vivian Retz Lucci. A obra, da Editora Feminas – voltada para publicações de autoras – aborda relações abusivas e surpreende com roteiro policial. 

Martina, a personagem principal, divide suas experiências com duas amigas da agência de publicidade que trabalha, Ana e Isadora. No local, elas dividem as dificuldades que enfrentam em suas carreiras, falam das relações abusivas que vivem com companheiros e trazem as histórias de suas famílias. 

Vindas de realidades completamente diferentes – Martina viveu sua infância e adolescência no interior, Ana cresceu na periferia e Isadora veio de uma família de classe média paulistana – elas se divertem, choram e compartilham as dores que muitas mulheres reconhecem ao ler as páginas da obra.

Outro destaque do livro é a relação da protagonista com a sua avó. Ao contar suas histórias, dona Reneé traz momentos que viveu durante a ditadura, a relação duradoura com seu marido já falecido e sua forma otimista de ver a vida.

FESTIVAL LEIA SANTOS

O ‘Festival Leia Santos’ será realizado de 29 a 31 de outubro, para celebrar os 15 anos do projeto ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’ e comemorar o Dia Municipal da Doação de Livros. O evento contará com quase 100 atrações do universo literário. As atividades ocuparão a Praça Mauá; Paço Municipal; Rua do Comércio; Museu Pelé e Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo. 

Entre as atrações: intervenções artísticas, passeios temáticos da Linha Turística do Bonde, lançamento de livros, bate-papo, contação de histórias, feiras de economia criativa, e é claro, a marca registrada do projeto: um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros. 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de