Concurso de desenho define mascote dos Jogos Escolares das Escolas Municipais de Santos

Os Jogos Escolares das Unidades Municipais de Educação (Jeumes) deste ano já têm uma mascote: a Cat Olimpic. A personagem, de autoria da aluna Letícia Luna Silva de Araújo, 9 anos, da UME João Papa Sobrinho, foi conhecida na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Darcy Ribeiro, durante a cerimônia de premiação do concurso que elegeu o símbolo do evento.

“Fiquei muito feliz por ter ganhado. Quero contar para todo mundo”, disse Letícia, que se inspirou na skatista brasileira Rayssa Leal, atleta que conquistou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A estudante teve a orientação da educadora de artes visuais, Rosângela dos Santos Tomaz.  

O segundo lugar ficou com a aluna Júlia Nogueira Souza, da escola Vinte e Oito de Fevereiro, com a colaboração da professora Maria Amélia Silva.

Instruídas pela professora de Arte, Camila Emília de Moraes, as estudantes Isabella Evangelista Corrêa (UME Avelino da Paz Vieira), criadora do personagem ‘Emissarinho’, e Emily Santos Ferreira (UME Judoca Ricardo Sampaio), que desenvolveu o mascote ‘Gold’, conquistaram a terceira e a quarta colocações, respectivamente.  

“Gosto muito de desenhar e tive o apoio de muitas pessoas”, destacou Isabella. A mãe, Angela Evangelista Corrêa, 34, fez questão de acompanhar a filha na premiação. “É uma emoção gigantesca estar aqui. Tenho uma rotina corrida, mas não deixo de participar das atividades dos meus filhos”.

Todas as ganhadoras foram premiadas com certificado, medalha, livro, copo do evento, caixinha de som e doces. A primeira colocada ainda levou para casa um headphone.

CONCURSO

O concurso recebeu ilustrações de alunos de 12 escolas municipais e uma comissão julgadora, formada por técnicos da Secretaria de Educação (Seduc), selecionou os quatro desenhos para a votação popular. “As produções finalistas foram postadas no perfil do Instagram do Jeumes e permaneceram 24 horas disponíveis para que as pessoas pudessem votar e escolher o personagem preferido”, contou o coordenador dos Jogos, Rafael Torres.

JEUMES 2021

Os jogos foram iniciados em setembro com os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos. Nesta primeira etapa, 106 estudantes, de sete unidades municipais, participaram com o envio de vídeos para a organização do evento, realizando embaixadinhas, salto cruzado ou salto com corda. “Cada faixa etária tem um tempo determinado e um número de repetições específicas para cumprir. Os vídeos que seguem o regulamento são postados nas redes sociais do Jeumes”, afirmou o coordenador.

No próximo mês, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), de 15 escolas, enviarem suas produções. “A participação das unidades foi por adesão. Abrimos para que todas pudessem fazer inscrição”, ressaltou Rafael. Segundo ele, “a intenção do evento é o de estimular a prática de esportes e o engajamento dos alunos com o local onde estudam, desenvolvendo o sentimento de pertencimento”. Em dezembro ocorrerá a cerimônia de premiação dos Jogos Escolares.  

FOTOS: MARCELO MARTINS / PMS

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de