Baixada Santista aprova selo para circulação de veículos de turismo entre as cidades

A criação do Selo Metropolitano de Turismo, que possui o objetivo de facilitar a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada Santista, foi aprovada na manhã desta terça-feira (26), pelos integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

O selo será válido para viagens de um dia ou pernoite, que integrem duas ou mais cidades da região. Por meio de cadastro em uma plataforma on-line, exclusiva para agências de turismo regulares cadastradas no País e certificadas pelo Cadastur, as companhias poderão submeter a rota que desejam seguir à aprovação dos municípios, extinguindo a necessidade de solicitar autorização a cada cidade, individualmente. Outro benefício para as agências é a isenção de taxas de entrada e circulação.

“Com certeza, o selo vai contribuir muito com o turismo regional, que tende a aumentar a partir de agora, diante dos números positivos da vacinação e da flexibilização das medidas em relação ao coronavírus”, disse o prefeito Rogério Santos.

A decisão visa o estímulo do turismo na região de forma ordenada e qualificada. Além disso, também contribuirá com o aumento do consumo em equipamentos turísticos e comércio, movimentando a economia regional.

O selo foi desenvolvido pela Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), à qual caberá a disponibilização da plataforma e a definição da data de início do programa.

CADASTRO

As companhias deverão se cadastrar na plataforma informando dados em relação à empresa, como o número de registro no Cadastur e CNPJ, e a respeito do responsável pela agência, como nome completo e CPF. Após aprovada, cada companhia receberá o próprio login e senha para facilitar a realização das próximas solicitações.

As datas de ida e volta do veículo, local de hospedagem (em caso de viagens que durem mais de um dia), cidades pela qual passará e pontos turísticos a serem visitados serão parte dos dados exigidos pela plataforma no momento da solicitação. Os órgãos responsáveis pelo turismo de cada cidade poderão avaliar o pedido e aprovar ou não a solicitação.

COMO VAI FUNCIONAR

Após a aprovação, será emitido um selo em formato de QR Code, a ser afixado na parte externa do veículo. De forma prática, com o telefone celular apontado para o código, fiscais das nove cidades da Baixada poderão conferir se a documentação da agência responsável pelo tour está válida, se houve aprovação da rota, origem do veículo, entre outras informações, e assim, tomar as providências para cada situação.

Fotos: Carlos Nogueira (arquivo) e Francisco Arrais

 

 


Fonte: Prefeitura de Santos


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