Artista de Santos com projeção internacional assina decoração urbana

A arte urbana tem ganhado cada vez mais espaço nas ruas de Santos e conquistado a simpatia de moradores e visitantes que se reconhecem nas obras e ampliam a relação afetiva com a Cidade.

Para os artistas, a abertura de oportunidades é uma forma de incentivar a criatividade, ou ainda, de a Cidade manifestar seu orgulho e prestar reconhecimento aos santistas que fazem sucesso até no exterior.

É o caso de Igor Valeiro Grellet, o Igana, 28 anos, nascido em Santos, que possui murais em Paris, Londres, Amsterdã e que já assinou campanhas de marcas globais como Nike, Swarovski, Heineken, Red Bull, Ambev entre outras.

Na Cidade, ele fez cerca de 50 trabalhos, sendo 20 em espaços públicos. Entre os mais recentes, estão a escultura de número 6, indicando o número do canal na orla e o Santos Parkour Park, localizado em frente ao Museu de Pesca, na Nova Ponta da Praia, este em parceria com o também artista Bani Monteiro.

No caso do parkour, a missão era um trabalho com o conceito da Primavera Criativa. “Tínhamos a missão de trazer cores e formas mais botânicas. Mesmo fugindo do meu trabalho autoral mais recente, aceitei o desafio e me desprendi do óbvio”, diz Igana. O resultado tornou o ‘monumento’ esportivo num ponto criativo, colorido e destacado no cenário de variações monocromáticas do asfalto e das muretas.

Já no caso do número estilizado dos canais, Igana ‘envelopou’ a escultura de 1,5m de altura e 1,1m de largura, com traços abstratos que permitem identificar o número a longa distância. Esse trabalho é um dos motivos de orgulho do artista, que foi criado nas imediações do próprio canal 6.

Além da arte em área pública, os trabalhos de Igana em Santos podem ser apreciados em murais que estampam as fachadas de diversos estabelecimentos comerciais.

Igana vê como positiva a ampliação da arte urbana e o reconhecimento dos artistas. Ele acredita que projetos como Muretas na Cidade e os números estilizados nos canais servem como fonte de educação, urbanização e comunicação entre os artistas e a população. “Iniciativas como estas despertam em mim o desejo de ver Santos como um dos pontos de referência em arte urbana ao se tornar uma grande galeria a céu aberto, democratizando assim o diálogo entre a arte e o público”.

 

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de