Área Continental de Santos receberá placas informativas sobre sambaquis

As ilhas Diana, Chiquinho e dos Ingleses, na Área Continental em Santos, vão receber placas alusivas aos sambaquis, grandes sítios arqueológicos formados por materiais orgânicos como cascas, moluscos e restos de animais e humanos.

A determinação partiu do prefeito Rogério Santos, após receber, na manhã desta terça-feira (16), alunos do 6º ano do Colégio Átrio, que realizaram um estudo sobre o tema. Ao lado da secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, o prefeito leu a carta assinada por 11 alunos da escola, na qual eles ressaltam que há pouca informação disponível sobre os sambaquis.

“Necessário ressaltar que o sambaqui é fonte histórica e sua extinção prejudicou estudos”, diz um trecho do documento recebido pelo chefe do Executivo. Com o apoio das professoras Ana Luiza Cremoneze e Ana Luiza Ferreira, os estudos sobre os sambaquis foram feitos pelos alunos Ana Clara Lopes Francisco, Ana Sueli Trajano Sudam, Arthur Andrade Querino, Beatriz Marczak de Rezende, Daniel Tonon Vernieri, Eduardo Botelho Mota, Felipe Kenzo Shinzato Nogueira, Larissa de Oliveira Nunes, Marcela Stelmasuk Názara, Raul Farias Roman e Tomás Von Kruger Toledo Lopes.

PARENTES ENTERRADOS

“Os sambaquis eram muito importantes para nossos antepassados. Alguns eram tão relevantes que eles enterravam seus parentes e familiares. Os povos dos sambaquis eram muito ricos culturalmente, e com isso, os santistas podem ampliar seu repertório com mais uma cultura diferente”, concluíram os estudantes na carta entregue ao prefeito.

A ideia do prefeito é instalar as placas nos sambaquis em uma visita dos alunos à Área Continental a ser marcada em um sábado. Ao enaltecer o projeto dos alunos do Colégio Átrio, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, destacou que “é muito importante os jovens participarem e discutirem o potencial turístico da Cidade”.

O prefeito acompanhou os alunos e professores em uma visita ao Paço Municipal. “Este é um local histórico. O prédio foi construído em 1939 e aqui foram tomadas muitas decisões importantes”.

ARQUITETURA IMPRESSIONA ALUNOS

Raul Farias Roman, de 12 anos, contou que ele e seus amigos estudaram os sambaquis por quase um ano. Sobre a visita a pontos importantes do Paço como o Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio e Sala Princesa Isabel, Raul disse ter gostado muito. “É a primeira vez que venho. Só conhecia a Prefeitura por fora. Achei muito bonita, gostei da arquitetura do prédio”.

Quem também visitou o Paço Municipal pela primeira vez foi a aluna Marcela Stelmasuk. Sobre os estudos, ela comentou que “foram muito bons para saber mais da nossa história. A ideia da instalação da placa é para que as pessoas possam ter mais informações sobre os sambaquis”.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de