Animação ensina sobre a arqueologia de Santos

Uma viagem pela história da Cidade por meio de objetos e construções utilizados por antigas civilizações. Esse é o objetivo do Projeto Arqueologia Animada Santos, que será lançado no próximo sábado (16), às 16h, em transmissão ao vivo na página do Facebook da Pinacoteca Benedicto CalixtoA obra, produzida em formato de animação, explica o que é arqueologia e conta um pouco a respeito dos patrimônios culturais de Santos, permitindo que as crianças conheçam e valorizem a história da Cidade. Além de despertar o interesse na vida das pessoas da pré-história, o projeto também tem como proposta aumentar o fluxo de turistas na região, uma vez que a arqueologia é uma ciência que provoca a imaginação e a curiosidade. 

A doutora em Arqueologia e precursora do projeto, Cristiane Amarante, que também possui carreira na área de Educação, explica o motivo de o ensino da Arqueologia ser essencial na infância. “Quando entendemos o pensamento arqueológico, entendemos melhor sobre nós mesmos, quem somos. As pessoas, desde muito pequenas, fazem essas perguntas e nós, adultos, damos respostas muito complexas para elas. Essa animação mostra que isso pode fazer parte do mundo delas, desde que você saiba conversar sobre isso, utilizando uma linguagem que elas sejam capazes de entender”.

A produção, realizada com verba do Fundo de Assistência à Cultura (Facult) do Município, é destinada a crianças de quatro a oito anos de idade e possui dois episódios: “O que é Arqueologia?” e “Viagem pela História de Santos”, além de contar com mais nove vídeos que mostram os bastidores do projeto. Todo o material pode ser conferido no canal do YouTube Arqueologia Alternativa.

 

 

 

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de