Alunos do Santos Jovem Doutor são homenageados após vencerem mostra do Butantan

O Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio foi cenário para a homenagem feita a cerca de 30 alunos do Programa Santos Jovem Doutor e seus professores na manhã desta terça-feira (16). Os estudantes foram premiados na 1ª Mostra Científica do Instituto Butantan – Desafios da Saúde Pública no Século 21: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças, realizada neste ano.

Durante a homenagem, foi entregue um certificado de participação dos alunos e professores na mostra. Além disso, o grupo pôde conhecer o gabinete do prefeito Rogério Santos, a Sala Princesa Isabel, o quinto andar da Paço Municipal e o CCO (Centro de Controle Operacional).

O prefeito Rogério Santos elogiou o trabalho realizado pelo programa. “Quero parabenizar estudantes, alunos, professores, coordenadores e todos os envolvidos no Santos Jovem Doutor. Com certeza esta experiência será levada para o resto da vida”, completou. A vice-prefeita Renata Bravo também prestigiou a cerimônia.

PROTAGONISMO

A secretária de Educação, Cristina Barletta, destacou a importância do protagonismo. “Os estudantes são incentivados na busca do conhecimento, tendo voz e vez em todo o processo, tornando-se cidadãos mais conscientes, preocupados com o próximo e engajados nas questões sociais. Vejo quanto amor existe entre os jovens e seus professores e demais participantes do programa”.

VENCEDORES

Ao todo, o programa enviou nove trabalhos, de cinco escolas municipais, para o evento e todos foram selecionados para serem apresentados. Os santistas conquistaram o primeiro e o segundo lugares na categoria ensino fundamental (6º ao 9º ano) e os demais projetos foram premiados pela participação. O evento recebeu 117 inscrições de todo o Brasil.

A primeira colocação ficou com a escola Mário de Almeida Alcântara com o tema ‘Da pobreza à dignidade menstrual – Desmistificando a menstruação no ambiente escolar e a garantia dos direitos humanos’. As alunas Letícia Victória Santos Silva, Julia Ferreira Silva, Geovanna Morais de Lima Diegues Pena e Heloizy Diniz Alves fizeram parte do grupo, orientadas pela professora Valquíria Santos de Santana.

“Foi incrível participar da Mostra Científica e vir até a Prefeitura hoje. Muita gente pensa que quem estuda em escola pública não consegue as coisas e mostramos o contrário, por meio do nosso esforço e empenho”, disse a estudante Heloizy, 14.

A aluna Luiza Mell Santos, 13, integrante do grupo da UME Edméa Ladevig, que conquistou o segundo lugar, estava muito feliz com a homenagem. “Estou adorando conhecer a Prefeitura e ser recebida pelo prefeito”. Ela e os estudantes Thayza Santos Silva e Arthur Aguiar Ramos participaram da Mostra com o trabalho ‘A Gota que salva o mundo’, sobre a vacina contra o coronavírus, com a orientação da professora Juliana de Lira e co-orientação da professora Daniele Fernandes Pena Carvalho.

DEMAIS PREMIADOS

A turma da UME Ayrton Senna da Silva, da professora Dúnia Nunes, desenvolveu o trabalho Saúde Mental na Pandemia. Os alunos de 8º, 9º anos e veteranos (ex-alunos da rede municipal e que continuam no programa), participaram com três trabalhos, abordando os impactos das fake news, com o professor Marcelino Souza.

A escola ‘Judoca Ricardo Sampaio’ foi representada pelo projeto A importância da telemedicina para a saúde pública no período pandêmico (professora Maria de Lourdes Medeiros). O grupo da UME Lourdes Ortiz desenvolveu o trabalho JDCast: Vacinas (professora Daniele Carvalho), abordando as diferentes plataformas de produção da vacina. Sob a orientação da professora Valquíria Santana, os estudantes da ‘Mário de Almeida Alcântara’ apresentaram também o trabalho ‘Da máscara ao lixo: os problemas dos descartes indevidos e agentes epidemiológicos’.

“Não falamos mais de pequenos pesquisadores, mas de grandes pesquisadores. Para participar da Mostra Científica, os alunos apenas pegaram tudo o que já haviam estudado e pesquisado e colocaram em prática.  O técnico da banca se disse impressionado com a maturidade deles. Nós estamos felizes e transbordando de alegria”, disse a coordenadora do programa, Ana Caetano.

O idealizador do Santos Jovem Doutor e chefe da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Chao Lung Wen, não escondeu o orgulho. “A realização é dos estudantes e seus professores, que são insubstituíveis”.

SANTOS JOVEM DOUTOR

Iniciado em 2015, o Santos Jovem Doutor já formou mais de 700 alunos. O programa é destinado aos estudantes de 8º e 9º anos e em formato piloto para os de 7º ano das unidades municipais de educação. A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Seduc) com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio da disciplina de Telemedicina.

Os participantes tornam-se multiplicadores dos temas trabalhados. São utilizadas ainda imagens tridimensionais do corpo humano, recursos de computação gráfica, educação a distância e produção de estruturas por meio de impressoras 3D. Os alunos são acompanhados por professores da rede responsáveis por cada grupo.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de