Encontro regional traz palestra sobre Conselho Tutelar em Praia Grande

Praia Grande recebeu nesta segunda-feira (27) uma palestra voltada aos conselheiros tutelares por meio da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Praia Grande (CMDCA). O convidado foi Marcelo Nascimento, especialista, professor e consultor em políticas públicas e direitos humanos que falou sobre os Conselhos Tutelares e boas práticas na defesa das crianças e adolescentes.

A iniciativa faz parte do Projeto Aceleradora #TamoJunto e reuniu conselheiros e conselheiras tutelares de Praia Grande, Itanhaém, São Vicente e Mongaguá. Também estavam presentes os conselheiros de direitos da criança e do adolescente destes municípios.

Na ocasião, a ACMD apresentou alguns vídeos produzidos sobre Conselhos Tutelares, frutos da Aceleradora que conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA). Marcelo falou um pouco mais sobre os princípios administrativos brasileiros que norteiam a atuação dos conselheiros e a importância de seguirem o que as leis determinam em suas atuações. “Toda prática deve acontecer de acordo com a lei. Está na lei, podemos fazer. Temos sempre que seguir princípios e a lei é o principal deles”, disse ele durante sua palestra.

A palestra acontece em um período muito importante, uma vez que foram eleitos os novos conselheiros para o mandato 2024/2028 em todo o país. Ao todo, a ACMD produziu seis vídeos com o objetivo de auxiliar os eleitos durante seus mandatos com conteúdos que vão desde o que é ser um conselheiro tutelar, desafios do seu dia a dia e dicas de boas práticas.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande, Augusto Schell, ressaltou a importância desse evento. “Encontros que promovam uma reflexão sobre o papel do conselheiro tutelar são sempre bem-vindos, principalmente quando podemos trocar informações com conselheiros de outros municípios e especialistas no assunto como o professor Marcelo. Esta foi uma verdadeira aula, tanto para os reeleitos como para os que se elegeram pela primeira vez como conselheiros”, disse.


<!–

*Este Pluging só funciona em navegadores padrão.

–>

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de