Cultura de Paz promove acolhimento para alunos da rede municipal de ensino

Promover um ambiente calmo, tranquilo e harmonioso dentro das escolas é o objetivo da mobilização de Cultura de Paz que está acontecendo ao longo desta semana para alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Praia Grande.

Os professores estão desenvolvendo uma série de ações dentro das salas de aula com o intuito de promover a paz entre os alunos, como a confecção de bilhetinhos com mensagens positivas, músicas sobre o tema de paz, confecção de vídeos educativos, entre outras atividades.

Em paralelo, os Pedagogos Comunitários estão colocando em prática os círculos restaurativos para alunos dos 8º e 9º anos de algumas escolas mapeadas para que possam refletir sobre diversos assuntos de interesse de dentro e fora da escola e dialogar uns com os outros sobre seus anseios, medos, dúvidas e desafios vividos nessa idade.
Os círculos têm possibilitado coisas simples, mas que fazem toda a diferença, como ouvi-los com atenção e respeito, promover um momento de pausa, trabalhar as respirações, falar sobre a importância da amizade, do respeito e empatia, e compreender as diferenças para uma boa convivência no ambiente escolar.

“No final das atividades, os alunos produzem um cartaz dizendo o que eles curtem e não curtem na escola e também escrevem sugestões do que pode ser aprimorado para uma boa rotina dentro da unidade. Depois disso, os profissionais pegam esse produto final e analisam o que pode ser melhorado e o que de bom podem reforçar na escola para suprir as necessidades dos alunos”, explicou a coordenadora de Ação Comunitária da Secretaria de Educação (Seduc), Valkiria Medeiros do Nascimento.

Valkiria reforça ainda o quão positivos são os círculos para dentro e fora das escolas. “Todos esses conceitos passados durante os círculos e esse acolhimento que os alunos recebem durante as atividades refletem positivamente dentro da escola e também na comunidade. Os alunos absorvem essa experiência de paz e levam isso para casa”, afirmou Valkiria.

Na última quarta-feira (25), foi a vez da E. M. Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, localizada no Bairro Esmeralda, receber um dia inteiro de círculos para promover a cultura de paz para alunos entre 13 e 15 anos. “No dia de ontem eles ficaram encantados com o projeto, uma vez que foi dada voz para eles de um jeito diferente. O círculo restaurativo permitiu que eles pudessem falar da vida deles na escola, na comunidade e descobrir suas identidades. Foi muito positivo para eles”, afirmou emocionado Marcio Dias Cerqueira, diretor da unidade.

O melhor é que o resultado foi surpreendente e já pôde ser percebido logo no dia seguinte. “Já no dia de hoje, o ambiente escolar está muito mais tranquilo, calmo e positivo. No portão da escola o bom dia foi diferente, com ar de alegria. Poderia dizer que o círculo restaurativo produziu um efeito em que os alunos se sentiram acolhidos por nós. Criou uma maior comunhão entre alunos, comunidade escolar e os pais”, disse ele.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de