Complexo Regulador em Saúde de PG recebe visita da equipe de São Vicente

Colaboração Rodrigo Herrero

A excelência do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Prefeitura de Praia Grande atrai técnicos de municípios da Região para conhecer os métodos e processos desenvolvidos na Cidade. As boas ferramentas e práticas realizadas pelo Complexo Regulador praia-grandense motivaram a visita da equipe da Secretaria de Saúde de São Vicente.

Trata-se de um segundo encontro entre os profissionais das duas cidades, já que em fevereiro os técnicos vicentinos estiveram na Sesap para um primeiro contato com o time de regulação praia-grandense. Agora, o objetivo foi conhecer a fundo os procedimentos e protocolos adotados por Praia Grande, bem como entender quais são os instrumentos de tecnologia da informação usados para dar maior celeridade ao trabalho e ofertar uma melhor qualidade no atendimento à população.

Um dos grandes destaques para os técnicos é o sistema municipal de informação Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática.

“Eles se interessaram pelo nosso modo de fazer a regulação e pelo nosso sistema informatizado. Praia Grande tem uma ferramenta que possibilita a realização de agendamentos em massa de forma automática. Esse processo de automatização chamou a atenção deles porque traz uma agilidade muito grande em todo o processo, reduzindo tempo e custos”, afirmou o diretor da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Sesap, Fabio Santana da Silva, responsável por apresentar o Olostech aos visitantes.

O médico coordenador do Complexo Regulador da Sesap, Ernesto Dallaverde Junior, detalhou os protocolos adotados pela equipe do departamento, que existe há mais de 10 anos no Município e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. Além disso, os técnicos de São Vicente aproveitaram para tirar dúvidas sobre o funcionamento dos procedimentos de agendamento, fila de espera e comunicação das vagas para os pacientes, sendo este item feito pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e pela central telefônica Acolhe PG.

“Os encontros foram muito produtivos, toda a equipe nos recebeu muito bem, esclarecendo as dúvidas que trouxemos, pois estamos construindo o nosso Departamento de Regulação. A explanação do sistema Olostech foi importante no sentido de construirmos ferramentas que atendam as nossas necessidades junto ao sistema de informática que estamos implantando”, comentou o médico e secretaria de Saúde de São Vicente, Marco Antonelli.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de