Sesap realiza treinamento com cirurgiões-dentistas das Usafas

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27) um treinamento com os cirurgiões-dentistas das Unidades de Saúde da Família (Usafas). O objetivo é padronizar o atendimento informatizado e melhorar o processo de trabalho para garantir uma maior qualidade no serviço prestado junto à população.

Dividido em quatro períodos nos dois dias para contemplar todos os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica, os encontros buscam aprimorar os atendimentos, proporcionando um aumento no número de consultas e procedimentos.

“Um dos nossos objetivos enquanto gestão é o do fortalecimento do sistema de informação, que vem justamente para proporcionar melhorias no processo de trabalho dentro da unidade de saúde, mas também melhorar o acesso à população com um serviço com cada vez mais qualidade. E o sistema de informação também ajuda a gestão a obter indicadores em saúde e, a partir deles, pensar estratégias e melhorias”, enfatiza o cirurgião-dentista e apoio técnico da Sesap, Guilherme Augusto Braga Silva.

Para que isso se materialize, é fundamental o registro das informações dentro do Consultório Informatizado. O prontuário eletrônico dos pacientes e os dados dos atendimentos são armazenados no sistema de gerenciamento de produção (Olostech), que também é responsável por fazer, de forma digital e automática, os agendamentos de consultas e exames. Para garantir a execução desse processo, estão sendo implantados computadores em todas as salas de odontologia das unidades de saúde.

“A gente tem informatizado os consultórios para poder padronizar e melhorar o processo de trabalho, podendo haver um melhor monitoramento do que vem sendo feito, permitindo, inclusive, que sejam abertas mais vagas. Tudo isso para aprimorar a qualidade do atendimento, oferecendo um cuidado integral do paciente”, destaca a cirurgiã-dentista Carla Moretti, da Divisão de Saúde Bucal da Sesap.

Para o diretor da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Sesap, Fabio Santana da Silva, um dos principais benefícios da informatização da rede é a possibilidade de os profissionais poderem compartilhar informações sobre o paciente, agilizando o atendimento nos mais diferentes níveis de atenção à saúde.

“Primeiro a gestão pensou como ocorreria a informatização do atendimento dos dentistas, o que e como seria feito no sistema. Na etapa seguinte, por meio dessa capacitação, estamos explicando aos profissionais o passo a passo do sistema. A gente espera com isso que haja um ganho para o paciente, com as informações dele disponíveis aos profissionais de saúde que o atenderem, agilizando os atendimentos”, afirma.

Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.

O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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