Abertura da Taça das Favelas agita Praia Grande nesta quarta

A abertura da Taça das Favelas é destaque do esporte de Praia Grande nesta quarta-feira (19). A cerimônia de abertura da competição, que contará com desfiles das equipes participantes, será a partir das 9 horas, no campo do Magic Paula, no Bairro Antártica. Este é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo e é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa).

Após a cerimônia já acontecerão duas partidas de futebol feminino e masculino. A competição visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. O evento é tratado pela Cufa também como uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.

Estão inscritas 11 equipes de Praia Grande, 9 do masculino e 2 do feminino, com idades de 14 a 18 anos. Além de dar oportunidade aos jovens talentos das favelas de brilharem e irem em busca do sonho de se tornar jogador profissional, a Taça das Favelas tem como fio condutor proporcionar novas experiências educacionais e culturais a estes jovens.

O campo do Magic Paula fica na Avenida dos Trabalhadores, nº 4.111, no Bairro Antártica.
Histórico – A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada em 2012, e desde então tem se consolidado como uma importante oportunidade de revelação de novos talentos para o futebol. Entre os destaques estão Erick Brendon, atual jogador do América, que disputou a Taça das Favelas 2012 representando o Complexo do Alemão, e Matheus Norton, que jogou a edição de 2013 e, no ano passado, se destacou na conquista do Torneio de Terborg, na Holanda.

A competição ganhou ainda mais notoriedade no cenário mundial, tendo sua importância e relevância reconhecida por grandes craques da bola como Zico, Júnior, Bebeto e Romário. Hoje a Taça é um sucesso e a cada ano cresce o número de favelas inscritas.

Mais do que um torneio esportivo, a Taça das Favelas é o campeonato da integração social, levando a milhares de jovens valores educacionais e de cidadania.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de