Praia Grande orienta sobre testagem de covid-19 no Município

Com o aumento nos casos de síndromes gripais em todo o Estado, Praia Grande orienta seus munícipes e turistas em relação à testagem para covid-19.

O Município conta com testes rápidos e também os de laboratório para serem utilizados de acordo com orientação médica. Tanto nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), quanto nos prontos-socorros UPA Samambaia, PS Quietude e Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce, além do Pronto-Atendimento para Síndromes Gripais, este montado no Ginásio Falcão, o paciente passa por uma triagem. Após a avaliação médica e mediante à condição clínica que apresentar, os médicos decidem se aquele paciente necessita realizar teste para covid-19 ou não.

Aquele que teve contato com alguém que testou positivo para covid-19, porém não está com sintomas, deve permanecer em casa para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e uma maior probabilidade de contágio indo até a unidade de saúde e aguardando no local. “A Cidade não registra falta de testes, mas a orientação é utilizá-los para pessoas que apresentam sinais clínicos, que estejam sintomáticas e a pedido médico”, destaca o secretário de Saúde interino, José Isaías Costa Lima.

Acolhimento por telefone – O Acolhe PG é um serviço telefônico que disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que vão prestar esclarecimentos além de orientar sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal, em especial, pessoas que estão com dúvidas ou sintomas de síndromes gripais. Além de orientação e marcação de consultas, a equipe formada por mais de 40 profissionais capacitados, entre eles, médicos e enfermeiros, monitora os casos confirmados e suspeitos de covid-19, realizando ligações diárias ou a cada dois dias, dependendo do caso, dando todo o suporte necessário àqueles que estão em isolamento domiciliar.

Os números para atendimento são: 162 e 3496-2281 e o horário de funcionamento é das 8 às 20h, de segunda a sexta-feira e aos finais de semana e feriados, das 8 às 17h.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de