Mais de 520 veículos são abordados durante fiscalização de fretamento turístico irregular

Desde o dia 1º de dezembro de 2021, a Secretaria de Transportes de Praia Grande intensificou a fiscalização de entrada irregular de ônibus, micro-ônibus e vans turísticas na Cidade. A ação, chamada de Operação Hermes, abordou até a última segunda-feira (10) 523 veículos; destes 63 foram autuados por apresentarem irregularidades. Durante a operação são realizadas blitze com equipes dos setores municipais de Transportes, Trânsito, Urbanismo e Segurança, com apoio das Polícias Militar e Rodoviária e a Artesp, nos principais pontos de entrada da Cidade. O trabalho deve seguir até o final da temporada de verão na Cidade.

A intenção do trabalho é evitar irregularidades e fomentar o comércio local, coibindo o chamado “turismo de um dia” ou o fretamento desordenado de passageiros. E a novidade desta edição da Operação Hermes é que a ação passou a contar com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que irá monitorar através das câmeras municipais a entrada destes tipos de veículos através da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e da Avenida Ayrton Senna.

Dos 63 veículos autuados, 28 precisaram ser removidos ao Pátio Municipal de Veículos. Dentre os problemas encontrados, além da irregularidade do transporte coletivo, alguns ainda apresentaram problemas com licenciamento veicular, motoristas sem habilitação e, até, veículos com pneus lisos (com graves desgastes), podendo provocar acidentes.

Em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. As autorizações somente serão concedidas a pessoas jurídicas dotadas de estacionamento próprio ou indicação de estacionamento previamente autorizado pela Prefeitura.

Durante a Operação Hermes, os fiscais realizarão ações todos os dias da semana, em horários não divulgados. Diariamente as informações dos veículos autorizados a entrar na Cidade serão fornecidas ao Cicoe, que intensificará o monitoramento em tempo real através dos sistemas analíticos e de OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres) das placas e modelos dos veículos. A intenção é que todos os ônibus, micro-ônibus e vans turísticas sejam abordados durante a operação e caso seja constatada a irregularidade, ficarão sujeitos às sanções legais. Paralelamente a isso, a Operação Hermes contará ainda com fiscalizações em estacionamentos da Cidade, que devem estar seguindo as normas exigidas.

De acordo com o secretário de Transporte de Praia Grande, Leandro Avelino, responsável pela coordenação da ação, a operação não tem prazo para ser finalizada. “Seguiremos, pelo menos, ao longo de toda a temporada de verão. Como Praia Grande é um dos principais destinos turísticos no País, essa organização é muito importante para que não haja transtornos nem para os visitantes, nem para os moradores”.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de