PG sedia encontro de Saúde Bucal para profissionais da Baixada Santista

Com o objetivo de aprimorar o trabalho realizado pelos profissionais de odontologia da Baixada Santista, ocorreu nesta quinta-feira (25) na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi, o 5º Encontro Regional de Saúde Bucal da Residência Multiprofissional do Município de Praia Grande. O evento foi organizado pelos próprios residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Município e contou com cerca de 170 inscritos, entre dentistas e auxiliares de saúde bucal, de toda a região e também da Grande São Paulo, que participaram de forma online e gratuita.

No encontro foram promovidas palestras sobre biossegurança no serviço público, o uso de analgésicos para o tratamento da dor, o pré-natal odontológico e sua importância na prevenção da gestante e do bebê e a relação entre o aleitamento materno e o desenvolvimento orofacial. Também foram exibidos documentários que abordam o trabalho do cirurgião-dentista dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o tutor da Residência de Odontologia e diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Fernando Toledo Arruda Fonseca, a organização do encontro pelos residentes faz parte do processo pedagógico de aprendizado deles. Além disso, é uma oportunidade de debater temas relativos à própria política pública do Município.

“Esse ano estamos mais voltados à diretriz do cuidado pré-natal e materno-infantil já que os indicadores melhoraram muito. E nós trabalhamos para que haja uma capacitação de toda a rede, para que a gente possa oferecer um serviço odontológico de mais qualidade dentro desse eixo. Por exemplo, no evento há um espaço reservado para que sejam colocados temas para as auxiliares de saúde bucal participarem, tanto que elencamos nesse ano a biossegurança no contexto da pandemia”, explicou Fonseca.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, salientou a importância do desenvolvimento dessa capacitação pela Residência Multiprofissional. “É importante essa iniciativa dos residentes, que só é possível devido ao perfil acadêmico que possui a rede de Praia Grande. Temos preceptores, profissionais com titulação e isso é o diferencial que nos proporciona eventos como esse. É importante que os profissionais estejam sempre atualizados para que a população seja atendida com qualidade”, destacou.

Residência – Praia Grande se destaca na formação médica graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de