Semana do Bebê e do Brincar: Unidades de Saúde de Ilhabela criam cantinho lúdico em sala de espera

Espaços lúdicos acolhem crianças para “brincarem” enquanto aguardam atendimentos

É fato que os primeiros meses de vida de uma criança tem impactos profundos no futuro. Pensando no vínculo entre os pais e seus pequenos com as Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Saúde criou os “Cantinhos Lúdicos” nas salas de espera das UBS’s, local onde iniciam-se os atendimentos desde a gestação.

Ao entrar nas unidades, as crianças tinham um cantinho especial para estímulo ao desenvolvimento lúdico que fomentava a interação da criança com o adulto, proporcionando bem-estar agradável, enquanto aguardavam seus atendimentos. Esses cantinhos foram compostos por brinquedos infantis, pinturas, muita arte e elementos educativos.

A Programação

Durante a semana, diversas atividades foram realizadas. A Biblioteca e Videoteca Municipal de Ilhabela – Barra Velha, recebeu na terça-feira (24/5) a Roda de conversa: “Prevenção no prejuízo do Desenvolvimento infantil: Um olhar para o autismo”, ministrado pela técnica de enfermagem, Petúnia Rodrigues e a Médica Pediatra, Dra Heloisa Negrisoli.

Na quarta e quinta-feira (25 e 26/5), no mesmo local, foi realizado o treinamento: Psicologia Perinatal (cumplicidade na construção de um mundo melhor) e Vin, ministrado por Lara Upliguer, ambos voltadas aos profissionais de saúde.

O Centro de Aleitamento Materno (Ciama) programou dois dias (24 e 25/5) de Oficina de boas Práticas em Amamentação, ministradas pela enfermeira obstetra, Guiguita Santana e a Dra Ivana Marjão Monteiro, ginecologista obstetra.

Semana do Bebê e do Brincar

A “Semana do Bebê e do Brincar”, reuniu diversos temas relacionados a primeiríssima infância, etapa importante na vida dos indivíduos que vai desde o período gestacional até os três anos de idade. Estudos comprovam que tudo o que ele vivencia hoje, será reflexo de seu comportamento na fase adulta.

A Semana do Bebê e do Brincar teve por objetivo chamar a atenção do Poder Público e da sociedade civil para a importância dos cuidados e atenção com crianças de 0 a 3 anos.  O evento foi uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que cria estratégias de mobilização social apoiada pela Unicef.

O evento teve a integração das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento e Inclusão Social e de diversos colaboradores da sociedade civil.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de