Ilhabela amplia para 24 o número de leitos de enfermaria Covid-19

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci confirmou na manhã desta quinta-feira (13/1) o aumento do número de leitos de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios, subindo de 12 para 24 leitos.

“Seguindo as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e os dados que mostram que pelo menos 30% das pessoas testadas estão positivando para Covid-19, decidimos ampliar o número de leitos para atender a população que precise de ajuda médica”, declarou Colucci.

Além dos leitos de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios, o Hospital Municipal Gov. Mário Covas também tem a disposição seis leitos de UTI, para possíveis casos mais graves.

Atendimento e testagem

Como os sintomas da gripe são parecidos com a da Covid-19 e da Influenza, os pacientes que vão até as Unidades de Saúde, Gripário ou Hospital Mário Covas realizam teste rápido de antígeno e, em casos positivos, coletam também o exame RT-PCR.

Após esses procedimentos, são medicados e orientados a fazer isolamento em casos mais simples. Os casos mais graves são direcionados ao Gripário Municipal e os que necessitam de internação ao Hospital Mário Covas Junior.

Além do Gripário Municipal e o Hospital Mário Covas Junior, que funcionam 24 horas, Ilhabela conta com o Posto de Saúde da Barra Velha com horário de funcionamento estendido até às 21h.

A Prefeitura de Ilhabela informa que continua à disposição com Posto de Testagem Rápida Covid-19, que funciona no PEII da Barra Velha, sempre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. O PEII da Barra Velha fica na Rua Antônio Carlos Aires da Fé, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Vacinação

Ilhabela continua com a campanha contra Covid-19 com vacinação da 3ª dose (reforço) para pessoas acima de 18 anos, a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado, além da 1ª e 2ª dose para pessoas acima de 12 anos.

Quem ainda não se vacinou pode procurar uma Unidade de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ou o Posto Fixo de Vacinação contra Covid no Espaço Carolina, das 9h às 19h, que fica ao lado do Posto de Saúde do Perequê, na Rua Carolina Vanderstappen, 275, no Perequê.

“Precisamos manter os protocolos: usar as máscaras, higienizar as mãos e se vacinar. Não vamos medir esforços para passar por mais esse período. Peço compreensão, pois os nossos profissionais estão fadigados, mas todos serão atendidos”, salienta Colucci.

Importante ressaltar que está vigor o decreto que obriga o uso de máscaras na cidade e o passaporte vacinal (com duas doses) para entrar nos comércios. Além disso, na última quarta-feira (12/1), o Prefeito Toninho Colucci decretou novas medidas para conter o avanço do vírus no município, determinando que o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais seja até 1h e os comércios que promovem eventos que geram aglomeração de pessoas estão restritos à capacidade máxima de 50% de sua lotação, incluindo igrejas e templos, quando da realização de missas e cultos.

Independentemente da capacidade, para os estabelecimentos que comportem mais de 1000 pessoas, fica limitada a lotação máxima de 500 pessoas.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de