Ilhabela segue monitorando áreas de risco por conta de janeiro “chuvoso”

As chuvas de janeiro têm sido constantes e deixado as equipes da Defesa Civil em estado de atenção com alertas semanais.

A previsão para todo o mês de janeiro era um acumulado de 217 milímetros e até o dia 12 de janeiro já choveu em torno de 114,3 milímetros.

Com isso, o monitoramento é feito diariamente, seja em áreas de encostas, estradas e nas chamadas áreas de risco.

“Tem sido um janeiro bastante chuvoso e temos atendidos muitas ocorrências, mas sem vítimas. Em casos de perceber qualquer movimentação de terra ou trinca em suas residências, a orientação é deixar o imóvel”, destaca o presidente da Defesa Civil, Ronaldo Alves de Sousa.

Segundo o secretário de Governo, Cezar De Tullio, as equipes têm ficado dia e noite de plantão, principalmente quando há alerta de chuvas fortes, como a ocorrida no final do ano passado. “É um trabalho que requer atenção 24 horas e por isso parabenizo os profissionais da Defesa Civil”, disse.

Um novo alerta de chuvas intensas foi emitido pela Defesa Civil do Estado entre terça-feira (11/1) até a próxima quinta-feira (13/1) nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte com previsão de acumulados de 120 mm.

O alerta ressalta que um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, com risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos, principalmente nas regiões mais vulneráveis como as áreas de risco.

Para emergências, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de