1ª Feira de Ciências é destaque na Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale, em Ilhabela

A Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale, localizada no bairro da Armação, em Ilhabela promoveu na última quarta-feira (24/11), a 1ª Feira de Ciências, com a participação de todos os alunos da unidade escolar.

“Um sonho que começou lá nos primeiros meses do ano, com o projeto Vida Marinha. Percebemos o engajamento da professora Érica Panachuk, o desenvolvimento do seu trabalho e lançamos o desafio, um desafio não só para a professora mas para toda escola, pois, todos participaram desse sonho”, conta a professora Ivani Ferreira.

Antes de chegar à feira, foram realizadas diversas atividades durante o ano com os alunos, como a confecção do painel “Vida Marinha”, pesquisa de campo nas praias, participação dos alunos no dia Mundial da Limpeza das praias e aulas voltadas para pesquisa de experiências que seriam apresentadas pelos alunos.

Ainda durante o ano, a unidade escolar também participou da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia. “Ver o rosto de alegria dos nossos alunos no dia do lançamento do foguete, construído por eles, foi emocionante”, declarou Ivani.

A professora conta que no dia da feira (24/11), o clima era de nervosismo e expectativa dos alunos. “Seria a primeira vez que os estudantes estariam à frente do trabalho desenvolvido por eles. Foi muito bonito ver eles arrumando a escola para esse dia e apresentarem seus experimentos de Ciências e mostrarem os painéis, resultado de um projeto relacionado à conservação dos oceanos (Projeto – ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)”.

No final das apresentações os alunos receberam certificados e medalhas pela participação na 15º Mostra Brasileira de Foguetes 2021, pela categoria Foguete Real, realizada em conjunto com a 24º Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2021. Nessa modalidade, os alunos Joana Souza dos Reis, Gustavo Santos de Oliveira e Maria Eduarda de Araújo Ambrósio foram premiados com a medalha de bronze, pois seus foguetes tiveram um alcance maior de 120 metros.

“Parabéns a todos os alunos que se empenharam e participaram da 1ª Feira de Ciências. Atividades como esta fomentam o interesse pela ciência, despertam a curiosidade e estimulam a criatividade nos alunos, incentivando-os a descobrirem do que gostam e seus potenciais. Parabéns a todo o corpo docente do Leonardo Reale pela iniciativa”, declarou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de