XIV Semana da Consciência Negra em Ilhabela reforça riqueza cultural e afrobetização da comunidade negra

Fotos: Gabriela Petarnella

O Dia da Consciência Negra (20/11) foi celebrado com uma extensa programação cultural e musical em Ilhabela, por meio da XIV Semana da Consciência Negra, realizado de 17 a 21 de novembro, no Parque Fazenda Engenho D’Água e Centro Cultural da Vila.

Uma das principais atrações da programação foi a exposição no Parque Fazenda Engenho D’Água, denominada “Consciência Negra: Herança Cultural e Resistência”.

A mostra apresentou novos dados sobre a escravização e o tráfico de escravos em Ilhabela, o trabalho nos engenhos de cana da cidade, a congada, a história de Eva Esperança, os cultos afro-brasileiros e os templos presentes em Ilhabela, bem como a história da capoeira no município. A exposição seguirá aberta ao público na fazenda.

No intuito de promover o debate e reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira, foram realizadas também rodas de conversa com os temas “O Negro na Ilha”, “Empoderamento” e “Afroempreendedorismo”, onde personalidades e representantes do movimento negro do município marcaram presença. Houveram também oficinas de “Cabelos Afros, Dreads e Trança” e “Pintura Facial Tribal”, feira de artesanatos afros, finalizando com Roda de Capoeira e apresentação de poesias.

Rosângela Sebastião de Souza, responsável pelo projeto artesanal Espaço das Pretas e anfitriã das rodas de conversa afirmou que a história do povo negro precisa ser contada, mostrada e reconhecida. “Isso é o afrobetizar, ensinar que os nossos construíram e fazem parte da história da cidade”.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci destacou que eventos desta importância valorizam e reforçam a importância de discutir ações de combate ao racismo e desigualdade social no país e na nossa cidade. “É preciso valorizar a luta do povo negro e celebrar a cultura afro-brasileira, além de promover a ideia de integração igual da população negra na sociedade”, destacou Colucci. A XIV Semana da Consciência Negra foi promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela com apoio dos grupos AMAI, Coletivo Negro Odu e Semear.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de