Prefeitura de Ilhabela realiza Campanha “Novembro Azul”

Todas as Unidades de Saúde terão rodas de conversas e palestras sobre a temática e muito mais

Cuidar da Saúde também é coisa de homem! Por isso Ilhabela realiza a Campanha “Novembro Azul”, mês de referência aos cuidados com a saúde do homem. As ações nas Unidades Básicas de Saúde serão realizas até o final do mês.

O objetivo é alcançar a população do município para conscientizar sobre a importância da promoção da saúde (se cuidar e cuidar do outro), tendo como foco a família, reaproximação, responsabilidade e respeito com a saúde do outro.

Nos dias 11 e 22 de novembro, o Centro de Saúde, na Vila, terá uma programação especial voltada aos homens que passarem por lá. Das 7h às 20h, estão agendadas palestras com a psicóloga sobre “Saúde do Homem”. Em seguida, profissionais abordarão o tema “Saúde Sexual Reprodutiva” e “Alimentação Saudável e Dicas de Alimentação Anti-inflamatória”.

Já no dia 16 de novembro, haverá no Auditório do Paço Municipal, das 15h às 18h, duas palestras na Abertura da Semana da Consciência Negra, com o tema “Saúde da População Negra na Realidade Brasileira” e “Antirracismo”, ministradas por Jemima Fortunato, Mestre em Enfermagem e Enfermeira Obstétrica e Rejane Peres Neto Costa, doutoranda e mestre em pedagogia e historiadora.

A UBS Alto da Barra programou dois dias “D”, sendo 18 e 24 de novembro, com palestras educativas com o médico da família e comunidade, Dr. Igor. Além disso serão realizadas testagens rápidas para sorologia, em horário estendido, das 17h às 20h.

Já a UBS Itaquanduba preparou para o dia 24 de novembro, das 16h às 20h, testagens rápidas e palestras sobre câncer de próstata e de boca, ISTs, álcool e drogas.

No dia 23 de novembro, a UBS Armação realizará das 17h às 18h rodas de conversa com o Dr Fabio Rocha (Saúde Bucal), Edgard Sores (Paternidade, retorno das crianças a escola pós pandemia), Michele Rocha (Alimentação) e Rosana Maura (Terapeuta Ocupacional). Já no dia 30 de novembro a roda de conversa será com o Dr Pablo Andrés (Saúde do Homem).

Ainda em 23 de novembro, a UBS Água Branca programou um dia especial das 17h às 20h. O enfermeiro Leonardo Misteri fará orientações às 17h sobre a “Próstata e suas alterações/câncer de próstata”. Em seguida, às 18h, a nutricionista Michelle Rocha fala sobre “Reeducação Alimentar”. Às 19h, Dra Marcia Iasi ministra palestra sobre as “Hepatites Virais”. Logo depois, às 20h, ocorre a palestra “A importância da prática de atividades físicas para a Saúde”.

E no dia 25 de novembro, das 17h às 20h, haverá outras palestras, e desta vez, os temas serão prevenção e detecção precoce das hepatites virais, sífilis e HIV, reeducação alimentar e saúde mental com enfermeiras, psicólogas e nutricionistas.

Na noite de 17 de novembro, a UBS Barra Velha iniciará às 9h as consultas médicas e de enfermagem, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatite B e C, abordagens educativas em sala de espera e abertura de processo para vasectomia, seguindo até às 20h.

Os funcionários da Garagem Municipal e do Programa S.O.S receberão a visita dos profissionais de Saúde em dois dias, sempre a partir das 7h, iniciando em 18 de novembro com o educador físico Fernando Nascimento e a terapeuta ocupacional Rosana Maura, ambos do Núcleo Ampliado a Saúde da Família, acompanhados do enfermeiro Jaime Israel.

Já no dia 22 de novembro, além do educador físico, os trabalhadores receberão orientações dos médicos Dra Márcia Iasi (hepatologista) sobre alcoolismo e doença gordurosa no fígado e do Dr. Leandro Lombo Bernardo (infectologista) que falará das infecções sexualmente transmissíveis.

O Auditório do Paço será palco no dia 25 de novembro das palestras da Dra Márcia Iasi (hepatologista) sobre “Alcoolismo e doença gordurosa no fígado”, acompanhada do educador físico Fernando Nascimento (Nasf) que abordará “Obesidade”. E no dia 30 de novembro, Dr. Leando Lombo Bernardo (infectologista) abordará o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis”, enquanto o médico Dr. Henrique Leitão Gripp sobre “Saúde Masculina”.

Ainda no dia 25 de novembro, a UBS Costa realizará das 8h às 17h testagens rápidas, dinâmica com os agentes comunitários, palestra com a farmacêutica Ana Cristina sobre “Uso racional de medicamentos”, além de roda de alongamento, conversa com o educador físico e terapeuta ocupacional do Nasf e acolhimento médico aos homens que passarem por lá.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de