Ilhabela inicia planejamento para realização de Censo Demográfico do IBGE em 2022

Técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Ilhabela, de outras esferas e da sociedade civil se reuniram de forma online na manhã desta quarta-feira (10/11) para a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento com o objetivo de definir o planejamento para a realização do Censo Demográfico em 2022.

A coleta de dados será realizada entre junho e agosto de 2022, quando os recenseadores visitarão os cerca de 11,2 mil domicílios em Ilhabela, incluindo os das comunidades tradicionais.

Serão utilizados dois tipos de questionários: o básico e o da amostra. O questionário básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da amostra, que tem 77 perguntas.

Segundo o IBGE, em breve será divulgado o processo seletivo para contratação de pessoas que vão trabalhar no censo em Ilhabela.

Serão disponibilizadas para o município vagas para agente censitário municipal, agente supervisor e para recenseadores. Os treinamentos devem ocorrer entre 16 e 20 de maio de 2022.

“Os dados do IBGE são importantes para definirmos o planejamento para muitas ações de governo. Vamos dar total apoio para que a coleta de dados seja eficaz e chegando a todos os moradores de Ilhabela, inclusive das comunidades tradicionais”, disse o secretário de Governo, Cezar De Tullio.

Informações sobre o Censo Demográfico podem ser obtidas pelo https://censo2022.ibge.gov.br/.

Os recenseadores do IBGE estarão identificados com colete, boné e crachá, que terá um QR Code (com o credenciamento do profissional) que poderá ser checado pelo entrevistado.

“Nosso objetivo é ter um engajamento maior e chegar a todos os cidadãos de Ilhabela, por isso é importante a transparência do processo e o apoio da Prefeitura na divulgação e na disseminação da informação na rede municipal de ensino e na rede básica de Saúde”, disse o Coordenador de Área Litoral Norte, Marcílio Quirino de Oliveira Filho.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de