Defesa Civil de Ilhabela participa de “Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/22”

A Defesa Civil de Ilhabela participou na cidade de Ubatuba de um treinamento prático em campo a “Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/22 (OPOV-21/22)”, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Participam agentes de 26 municípios da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O objetivo da ação é oferecer treinamento prático aos integrantes das unidades da Defesa Civil que realizaram a formação virtual. Em razão da pandemia, neste ano a primeira fase do curso foi realizada integralmente na modalidade Ensino a Distância.

Os agentes realizarem os exercícios práticos relacionados à utilização dos materiais que serão recebidos na ação de Aparelhamento do município, tais como operação e cuidados com a motosserra, operação e cuidados com bote inflável e vistoria de campo com técnicos do IPT/IPA.

O treinamento contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, capacitando os agentes municipais para atuar em ocorrências relacionadas a chuvas intensas do verão e dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de verão, com equipamentos mínimos para atuação em ocorrências típicas do período, como inundação e deslizamento de terra.

As oficinas tiveram início em outubro e seguem disponíveis até março pelo site www.ead.defesacivil.sp.gov.br. Até o momento, 289 agentes municipais em todo o Estado foram capacitados. A fim de cumprir as medidas de segurança e distanciamento social, a participação será limitada a dois representantes por município que tenham concluído obrigatoriamente, a primeira fase do curso. O treinamento será repassado aos demais integrantes da Defesa Civil de Ilhabela.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de