Artista abre exposição fotográfica ‘O Retrato da Comunidade’ em Ilhabela

0

A mostra fotográfica com imagens de moradores do Morro dos Mineiros será exposta ao ar livre, em frente à Fazenda Engenho D’Agua

Ilhabela recebe neste domingo (17/10) a exposição ‘O Retrato da Comunidade’ do fotógrafo Felipe Samurai. São imagens em grandes e pequenos formatos, apresentadas ao ar livre em frente à histórica Fazenda Engenho D’Água, na região central da cidade.

A abertura está prevista para 18h e a visitação é gratuita, livre para todos os públicos e segue até o dia 17 de novembro. O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Políticas Culturais da Prefeitura de Ilhabela que criou editais para a área da Cultura via Lei Federal de Emergência Cultural, Lei Aldir Blanc. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e com o Fórum Popular de Cultura de Ilhabela.

Nas fotos, os moradores do Morro dos Mineiros, comunidade localizada no bairro Itaquanduba. De acordo com o fotógrafo, o principal objetivo da obra é valorizar a identidade, a cultura e história dessas famílias, povo mineiro e nordestino que migrou para o município nas últimas décadas.

As imagens foram produzidas em busca de revelar um lado poético do arquipélago, um cotidiano despercebido e, também, para resgatar a história através das fotografias antigas apresentadas pelos moradores. “Convido a população de Ilhabela e turistas para que visitem a exposição e conheçam o resultado da vivência que tive com a comunidade do Morro dos Mineiros. Minha maior motivação para desenvolver essas imagens é valorizar pessoas que muito contribuíram para a história da cidade de Ilhabela”, aponta Samurai.

As famílias participantes da exposição, moradores da comunidade e convidados estão recebendo convites para a abertura, produzidos em papel semente (margaridas) e podem ser plantados por levar sementes em sua composição. “A intenção é que ao invés de jogar fora o papel, as pessoas possam plantar”, enfatiza o fotógrafo. 

O projeto, além da exposição fotográfica ao ar livre, terá uma galeria virtual no site do fotógrafo www.felipesamurai.com.br e o ‘Foto Contada’ com descrição em língua brasileira de sinais (LIBRAS), garantindo acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos.

A palestra sobre o processo criativo do trabalho, assim como a mostra de lambe-lambe ocorrem durante o período de visitação da exposição. Todas as atividades são gratuitas. A produção do projeto está a cargo de Débora Bergamini.

Sobre Felipe Samurai    

Em Ilhabela, a série “Máscaras do Olhar” foi selecionada no edital da Semana da Arte em 2020, que foi realizada no formato virtual, sendo também aprovada em outros eventos, como no Festival Foto em Pauta, Festival de Imagens Periféricas e participação no Festival Roda Cultura Vale do Paraíba, realizado pelo PROAC editais da Lei Aldir Blanc.

Em Caraguatatuba e São Sebastião, realizou o projeto “Mudanças de Um Contorno”- PROAC Editais 2019, programa de fomento direto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com exposições e palestras sobre seu trabalho.

Conheça um pouco mais sobre a produção do artista:

https://www.youtube.com/watch?v=JzulUTTEjEM – YouTube (Felipe Samurai)

www.facebook.com/felipesamuraifotos  www.instagram.com/felipe.samurai

Serviço:

Exposição fotográfica O Retrato da Comunidade por Felipe Samurai

Abertura da exposição 17 de outubro, às 18h

Visitação: 18 de outubro a 17 de novembro de 2021

Entrada franca I Livre para todos os públicos

Onde: Em frente à Fazenda Engenho D’Agua

Avenida Pedro Paula de Moraes – Ilhabela – SP 


Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários
Carregando...