Jovens do Camp Guarujá aprendem sobre empreendedorismo

Com a palestra Partiu Mercado, estudantes identificam atitudes empreendedoras neles mesmos e conhecem novas possibilidades no mercado de trabalho   

Durante a palestra Partiu Mercado, ação dentro da programação da Jornada Empreendedora 2022, organizada pela Prefeitura de Guarujá, a estudante Milena do Nascimento Santos, de 18 anos, conheceu novas técnicas para empreender com seu hobby. Nas horas vagas, a aprendiz do Centro de Formação Profissional (Camp) produz acessórios de miçangas para vender.

“O que aprendi me ajuda bastante nesse momento atual em vários sentidos. Do lucro, compro mais mercadorias e guardo uma parte. Minhas vendas são por indicação das pessoas e pelo Instagram @lojakoneko”, explica Milena, que mora na Vila Zilda e pretende fazer faculdade de Física ou Astronomia.

Este ano, o foco da Jornada está na educação empreendedora, destacando a importância de introduzir o tema no ensino básico de jovens. Por isso, a programação seguirá dentro dessa proposta com mais palestras em parceria com o Sebrae e o Camp Guarujá, além de Futuro Empreendedor e Aprendendo a Empreender, voltadas aos alunos da rede pública de ensino (veja abaixo).

O aprendiz Caio Costas de Souza, de 18 anos, diz que tem nova visão sobre empreender após a palestra. O morador do Morrinhos explica que sabia pouco sobre o assunto e gostou de aprender as técnicas. “Quero cursar Biologia ou Veterinária e, por isso, vou usar o aprendizado sobre empreendedorismo também. Abriu minha mente”.

A facilitadora do Sebrae Ana Maria Moreira Monteiro diz que o Partiu Mercado é rápido e ágil a fim de ensinar aos jovens assuntos como estabelecer metas, diferença entre emprego e trabalho e ferramentas que ajudam a empreender. “Eles mesmos ainda identificam as atitudes empreendedoras que já existem dentro deles e que o lado comportamental faz toda a diferença nessa jornada”.

A Jornada Empreendedora 2022 é uma ação da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), em parceria com o Sebrae SP, e com o apoio da Associação Comercial de Guarujá (ACEG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sest/Senat e Uniasselvi. Confira a programação completa e garanta sua participação.

Programação

  • Palestra Partiu Mercado 1, 2, 3 e 4

Vagas: apenas para alunos do Camp Guarujá

Dias: 13, 25 e 27 de outubro

  • Futuro Empreendedor

Vagas: apenas para alunos da E. E. Marcílio Dias

Dia: 19 de outubro, à noite

  • Oficina Primeiros Passos

Vagas: 30

Inscriçõeshttps://bit.ly/3rxm9J6

Aulas: De 17 a 21 de outubro, das 13 às 17 horas

Local: Instituto Alimentando o Bem (Rua Japurá, 98 – Balneário Praia do Perequê)

Conteúdo: Como transformar esse caminho em uma jornada de sucesso. Entenda como aplicar os conceitos básicos de gestão, fazer um planejamento organizado e construir um empreendimento estruturado e sustentável. São ensinados conhecimento e valorização do cliente, planejamento de metas e resultados, quando e como acessar crédito, avaliar as vendas do seu negócio, controle da movimentação financeira e caminho para a formalização

  • Workshop Lucre com o Instagram

Vagas: 30 (só para quem tem CNPJ)

Inscriçõeshttps://bit.ly/3RDmVyZ

Aula: 26 de outubro, das 13 às 17 horas

Local: Uniasselvi (Avenida Ademar de Barros, 1.875 – Santa Rosa)

Conteúdo: workshop ministrado pela especialista em Marketing digital Mariana Lopes, será um intensivão sobre Instagram. Nele, os participantes aprenderão na prática, passo a passo, como construir um perfil profissional e lucrativo em uma das redes sociais mais relevantes para empreendedores

  • Organize Seu Negócio

Vagas: 30

Inscriçõeshttps://bit.ly/3CzMaOA

Aulas: De 7 a 10 de novembro, das 9 às 13 horas

Local: Sest/Senat (Avenida Vereador Lydio Martins Corrêa, 1.600 – Vila Zilda)

Conteúdo: Crescer de forma estruturada é a maneira mais segura de alcançar o sucesso. Compreenda cada passo do caminho para chegar lá de forma sustentável. São ensinados comportamento empreendedor, quando e como acessar crédito, como transformar uma ideia em um negócio de sucesso, fluxo de caixa como ferramenta de gestão, Marketing Digital e formação de preço

  • Encerramento da Jornada Empreendedora

Vagas: 300

Inscriçõeshttps://bit.ly/3UZEGLR

Dia: 8 de novembro, das 19 às 22 horas

Local: Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba)

Conteúdo: Evento de encerramento da Jornada Empreendedora, reunirá importantes nomes do empreendedorismo regional e nacional para um bate-papo com o público. Serão apresentadas suas trajetórias, além da oportunidade de troca de experiências e orientação aos pequenos empresários.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de