Guarujá reduz índice de roubos pelo segundo ano consecutivo

Diminuição chegou a quase 7% em 2021, comparado com 2019; levantamento considera estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Guarujá tem envidado todos os esforços para unir forças com o Governo do Estado no sentido de garantir uma cidade mais segura tanto a munícipes quanto turistas. Prova disso é que Guarujá apresenta uma queda de 6,8% nos roubos registrados na Cidade, em comparativo realizado entre 2019 e 2021.

Em todo o ano de 2019, o Município teve um total de 2.502 roubos, passando para 2.415 em 2020. Em 2021, esse número diminuiu para 2.342. Os dados integram levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que comanda as polícias Civil e Militar.

De acordo com o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon), os números refletem o esforço da Prefeitura ao longo dos últimos anos em apoio às forças de segurança. “Investimos como nunca antes na segurança pública da nossa Cidade, além de termos uma forte parceria com as Polícias Militar e Civil. São medidas como esta que possibilitam oferecer melhores condições de trabalho a esses policiais, para que desenvolvam um pleno serviço à nossa população”.

Para isso, Guarujá investe progressivamente na Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo municipal, por sua vez, conta atualmente com 328 agentes no serviço de rondas e patrulhamentos constantes desencadeados por toda Cidade. Outros 30 guardas já aprovados em concurso público encontram-se em fase de treinamento na Sedecon.

O chefe da pasta acrescenta ainda que a Prefeitura desenvolve estratégias como operações de patrulhamento da GCM, principalmente nas áreas turísticas e comerciais, com emprego da Força-Tarefa e Guarda. “Nesse sentido, conseguimos atuar preventivamente evitando a ocorrência de diversos delitos”, complementa.

Iluminação

No início deste ano, o Município iniciou a substituição de mais de 380 novos pontos de lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, que iluminam mais e consomem menos energia, nas principais vias de quatro bairros. Até maio, mais de duas mil lâmpadas serão substituídas. Desde maio de 2018, já foram restabelecidos 13 mil pontos de iluminação na Cidade.

Câmeras de Monitoramento

Recentemente, a orla da Enseada recebeu 51 novas câmeras de monitoramento e outras 18 foram instaladas em áreas comerciais distribuídas em Vicente de Carvalho, Pitangueiras e Astúrias. O monitoramento também está sendo ampliado para a região do Pernambuco, dentro de um termo de cooperação técnica com um condomínio local, que prevê 59 câmeras inteligentes, sendo 42 fixas para monitoramento, 13 móveis e quatro com leitura de placas. Com estas, Guarujá contará com aproximadamente 1.770 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos.

Armas de fogo

Em Guarujá, o uso de arma de fogo pela GCM é regulamentado por meio do decreto nº 12.381/2017. Desde 2019, os guardas municipais utilizam armamento, tendo atualmente, 204 agentes já habilitados para o uso. A Cidade também é referência para formação de uso de arma de fogo na Região, participando do treinamento de guardas civis municipais de Santos. Está prevista também a formação da Guarda Municipal de Cubatão, para o primeiro semestre de 2022.

Mais Viaturas

Em setembro do ano passado, a Prefeitura entregou 11 novas viaturas para a Sedecon, sendo seis veículos, entre utilitários, picapes e comuns, e cinco motocicletas de 500 cilindradas. Esse foi o segundo reforço do ano, pois em outubro de 2021, já haviam sido entregues 13 novas viaturas, quatro quadriciclos, armamento e coletes balísticos. Os veículos foram destinados às diretorias de Trânsito e Transporte Público (3), Diretoria de Força-Tarefa (2), Guarda Civil Municipal (6), incluindo um veículo para o Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, que atua na fiscalização e prevenção a todas as formas de violência doméstica contra a mulher.

Novos Guardas

No último dia 27, a Prefeitura recepcionou 30 novos integrantes da GCM, que foram aprovados em concurso público. No momento, eles passam por capacitação teórica e prática, com base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após a conclusão do curso de formação dos novos GCMs, a corporação contará com um efetivo de 358 agentes.

Grupamento Turístico da GCM   

O Grupamento Turístico (GTur) da GCM de Guarujá, uma equipe especializada, acaba de ser criado para o patrulhamento ostensivo e preventivo diariamente nos pontos turísticos, orla da praia e rede hoteleira.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de