Guarujá recebe secretário nacional de Aquicultura e Pesca na segunda-feira

Reunião com pescadores da região acontecerá na próxima segunda-feira (25), e contará ainda com representantes de colônias e entidades ligadas à pesca

Para conhecer e entender as demandas dos pescadores de toda a Baixada Santista, o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, estará em Guarujá na próxima segunda-feira (25), no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba), a partir das 14 horas.

Na reunião, também estarão o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Edivando Soares de Araújo, e representantes de colônias e entidades ligadas à pesca. A visita é uma oportunidade para expor o cenário atual da pesca artesanal, as dificuldades referentes às legislações vigentes, carências de infraestruturas e outras preocupações.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, é fundamental cuidar e valorizar o pescador artesanal. “É importante valorizá-lo pelo seu significado econômico e cultural e, ainda mais, estar atento à sua sobrevivência. No desenvolvimento, no crescimento econômico, o ser humano deve ser considerado com toda a sua complexidade. O crescimento deve ser sustentável e includente”, destaca o titular.

O superintendente de Pesca, Náutica e Economia Solidária de Guarujá lembra que as entidades que representam os pescadores vêm lutando arduamente em questões como dragagem, acidentes ambientais e seus impactos, além de abordar as novas legislações. “A categoria quer debater sobre formas de seguir garantindo o ganho do pescador em sintonia com o desenvolvimento sustentável. Muitas pautas devem ser discutidas e essa é uma ótima oportunidade para isso”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de