Guarujá inaugura mais duas lojas Eco Troca nesta sexta-feira

Teatro Procópio Ferreira e o Mirante das Galhetas serão os novos postos de entrega dos resíduos plásticos gerados na Cidade; Projeto Recicla Guarujá agora passa a ter sete Eco Lojas

Dar a destinação correta ao plástico, recolhendo esse material do meio ambiente é uma preocupação constante da Prefeitura de Guarujá. E a partir desta sexta-feira (7), a Cidade reforça ainda mais a conscientização ambiental, com a inauguração de duas novas lojas Eco Troca: às 10 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba) e às 14 horas, no Mirante das Galhetas (Astúrias).

Com os postos de coleta, a ação incentiva a população a trocar materiais plásticos recicláveis, por moedas eco sociais e, assim, conseguirem prêmios, alimentos, produtos e doação às causas sociais. Todo material plástico coletado nas Lojas Eco Troca é posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

Tanto o Teatro Procópio Ferreira quanto o Mirante das Galhetas vão disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Por isso, a cada quilo de plástico entregue nesses locais, o munícipe recebe uma moeda para preencher um cupom. Ao trocar 40 embalagens plásticas, secas e higienizadas, o munícipe concorrerá ainda a um sorteio de celular Iphone 13, em 24 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado em 8 de março do mesmo ano. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ONG Espaço Urbano.

Atualmente, Guarujá conta com cinco dessas unidades instaladas nos bairros: Aldeia, Sítio Conceiçãozinha, Tombo, Perequê e Centro. Até o momento, o Recicla Cidade, já recuperou mais de 28 mil toneladas de embalagens plásticas, sendo 1.140.680 unidades de embalagens, com mais de 300 pessoas capacitadas.

A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, patrocinada pela Rede pela Circularidade do Plástico.

Na loja do teatro, munícipes poderão retirar produtos culturais

A primeira Loja Eco Troca a ser inaugurada nesta sexta-feira (7), irá funcionar no Teatro Municipal Procópio (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba). A cerimônia terá início às 10 horas e haverá apresentação de instrumentistas da Orquestra Municipal. Ao levar seus plásticos recicláveis (devidamente higienizados) na Loja Eco Troca Cultural do Teatro Procópio, o munícipe receberá uma moeda social para preenchimento de cupom. Eles poderão efetuar a troca por produtos culturais como: corda de violão, tripé para câmeras, telas para pinturas, tintas para artesanato, high light, miçangas, entre outros materiais.

Guarujá terá primeira loja sustentável de turismo do País

Já às 14 horas, o Mirante das Galhetas (Rua das Galhetas, s/nº, no Jardim Astúrias) também vai contar com uma loja do “Reciclou, Ganhou”, a partir desta sexta-feira (7). A Eco Troca no Mirante será a primeira loja de recuperação do material plástico do Brasil, derivado de consumo turístico, cujo espaço sustentável funcionará em um contêiner.

No local, os visitantes poderão fazer a troca do plástico a partir de cinco unidades de eco moedas para preenchimento de passaporte turístico (cupom). Dentre os itens, estão: camisetas; chaveiros, passeios de escuna; rapel e voo livre; trilhas ecológicas; vouchers, souvenires, hospedagens. Para isso, o público receberá um passaporte turístico (cupom). Por conta da solenidade de inauguração, a visitação ao Mirante será liberada ao público, a partir das 16 horas.

Recicla Cidade

Visa à sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para a reciclagem. Dentro dele, está o programa ambiental “Reciclou, Ganhou!”, que foi instituído na Cidade por meio da Lei 5.031/ 2022. Além de Guarujá, o projeto está presente em 20 cidades no Estado, dentre elas, as 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Comdemat) e as sete cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de