Guarujá prepara projeto de complexo inovador que contará com novo Caec e piscina

Está prevista a construção de um prédio totalmente novo, de dois andares, para abrigar diversas atividades; Prefeitura tem planos futuros de mais atividades e empreendimentos no terreno

Está em fase de orçamento o projeto que prevê a construção de um complexo totalmente inovador em Guarujá. Inicialmente, será construído um prédio de dois andares para abrigar a nova sede do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Perequê. O espaço, que terá entrada pela Rua Maracá, receberá ainda uma piscina descoberta.

O valor da emenda parlamentar disponibilizada para tornar o projeto do Caec Perequê realidade é de R$ 1 milhão, destinada pelo deputado estadual André do Prado, com contrapartida municipal de pouco mais de R$ 4 milhões. O conceito para o novo complexo é totalmente sustentável e tem a sugestão de, no pavimento térreo, ser um espaço organizado para práticas esportivas e de gastronomia. Já no andar superior, o objetivo é de que seja um ambiente voltado para cursos educacionais e culturais como oficiais de música, artesanato, manicure, cabeleireiro e outros.

No layout do projeto, foram divididas grandes salas de aproximadamente 100 m², que poderão ser remanejadas conforme a necessidade de mais cursos. Elas terão divisórias deslizantes como opções práticas e funcionais para estruturar e planejar ambientes e, ainda, manter a integralização dos espaços.

O edifício se destacará pela economia de energia com a utilização de telhado verde, placas para energia solar, ventilação natural, reaproveitamento de água da chuva, piso permeável, equipamentos para facilitar o racionamento de água e a preocupação da acessibilidade por meio de rampas, elevador e outros dispositivos para atender a NBR 9050:2020.

No futuro

A intenção da Administração Municipal é de que o espaço seja, no futuro, um complexo esportivo, educacional e social. Para isso, a Prefeitura de Guarujá trabalha hoje para tornar realidade o sonho da implantação de uma creche de Educação Infantil (ProInfância) com capacidade de atendimento de até 376 crianças em dois turnos (matutino e vespertino), além de uma quadra poliesportiva coberta e com vestiários. Atualmente, o terreno tem construída apenas uma quadra de futebol society.

Segundo a secretária de Planejamento, estão sendo pleiteadas verbas para a creche junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da quadra com o Governo Federal. “A Rua Maracá e as adjacentes (ruas Tocantins e Coari) também serão contempladas nesse projeto, pois receberão infraestrutura urbana e acessibilidade”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de