Atletas paralímpicos de Guarujá se destacam ao redor do mundo

Esportistas guarujaenses da Associação Paradesportiva da Baixada Santista, a APBS, iniciam temporada com resultados, convocações, recordes e várias medalhas

Guarujá está muito bem representado no esporte ao redor do mundo. Atletas da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS) estão conquistando resultados expressivos em diversas modalidades, com direito a títulos e convocações para a seleção brasileira. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), dá todo o suporte à APBS que, entre outras parcerias, tem o Ginásio de Esportes Marivaldo Fernandes, também conhecido como Ginásio do Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Vila Santo Antônio) como sua sede.

Recentemente, atletas guarujaenses da APBS conquistaram resultados expressivos no atletismo, natação, futebol de 7 e bocha. Alguns deles, devido ao desempenho acima da média, foram convocados para a seleção brasileira de sua respectiva modalidade.

No futebol de 7 – PC (para paralisados cerebrais), o guarujaense João Batista foi convocado para a seleção brasileira da modalidade e está disputando a Copa do Mundo de Futebol de 7, em Salou, na Espanha. A convocação veio após o atleta se destacar no 3° lugar conquistado pela equipe da APBS no Campeonato Brasileiro, disputado em março deste ano. Com a ajuda de João, a seleção ganhou os três primeiros jogos da primeira fase contra a Tailândia, Alemanha e Irlanda. Nas quartas, bateu a Argentina por 3 a 0 e irá enfrentar o Irã na última quinta-feira (12) para uma vaga na final.

Na natação, Gabriel Cristiano fez bonito ao representar Guarujá, conquistando uma vaga para o Mundial de Natação, que será realizado entre os dias 12 e 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Com o tempo de 27,06s nos 50 metros livres, Gabriel garantiu a vaga no Mundial na primeira etapa do Campeonato Nacional que aconteceu em abril,em São Paulo.

Já no atletismo, os atletas Lucas Sousa e Carlos Pierre começaram a busca por melhores marcas para garantir participação nas Paralimpíadas de Paris 2024. Lucas Sousa, da categoria T46 (para amputados bilaterais de membro superior), começou o ano de 2022 com tudo. Em março, conquistou medalhas no Campeonato Paulista quebrando recordes pessoais, correndo os 100 metros rasos abaixo dos 11 segundos (10’76s) e saltando seis metros e 54 centímetros, ficando apenas um centímetro do recorde nacional unificado das categorias T46 e 47.

Além disso, na última semana (nos dias 5 e 6) conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro, ficando com o bronze nos 100 metros rasos (T46, T47) e prata no salto em distância (T46, T47). No mesmo Brasileiro, Carlos Pierre, da categoria T54 (cadeirantes), conquistou três medalhas: ouro nos 800 metros, prata nos 400 metros e bronze nos 1500 metros.

Enquanto isso, na bocha, após cravar o titulo geral nacional no Campeonato Brasileiro Feminino, em dezembro de 2021, na cidade de Blumen au, em Santa Catarina, a equipe da APBS iniciou o ano com as convocações para a Seleção Nacional da atleta guarujaense Débora Bargas, da categoria BC 3, e sua assistente esportiva, Fernanda Bargas.

A bocha paralímpica é jogada por pessoas com deficiência, com comprometimento físico de graus graves e severos, subdivididas em quatro categorias (BC 1, BC2, BC 3 e BC 4), de acordo com o grau da deficiência. A APBS é uma das grandes equipes do cenário nacional e, desde 2007 vem mantendo atletas selecionáveis para a seleção brasileira da modalidade. Além disso, a categoria BC 4 da seleção brasileira é comandada por dois profissionais de Guarujá, os professores Moisés Fabrício e Vagner Lopes.

No último sábado (7), na etapa do Campeonato Paulista, realizado na cidade de Suzano, em São Paulo, a equipe da APBS da categoria BC 1 foi buscar a classificação para a Seletiva do Nacional de Bocha, conquistando quatro vagas com André Macedo, Deiverson Lenon, José Ricardo e Tatiane Silva. José Ricardo ainda disputa a medalha de bronze da competição, no fim do ano.

Guarujá e APBS

A APBS, desde a sua fundação (2003), tem parceria estrutural e logística com a Prefeitura de Guarujá. O Ginásio Guaibê é a sede da associação, onde são realizados os treinos de bocha, atletismo e outras modalidades. A Prefeitura, por meio da Sel, dá toda a estrutura de transporte para as equipes, além de disponibilizar aos atletas o Programa de Incentivo ao Esporte (Bolsa Atleta).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de