Caminhão Sabor e Renda leva educação alimentar para os bairros

Por meio de oficinas teóricas e práticas, os participantes aprendem a preparar receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos

O Caminhão Sabor e Renda iniciou nesta semana, a programação de oficinas que levam aulas gratuitas de culinária para as comunidades, em Guarujá. O objetivo é promover a prática de hábitos alimentares saudáveis e o combate ao desperdício de alimentos. O equipamento esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vicente de Carvalho.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, por meio da superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan).

A cozinha didática itinerante proporciona às famílias em situação de vulnerabilidade social, educação alimentar e nutricional, por meio de oficinas teóricas e práticas, com a preparação de receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos. A equipe é formada por nutricionista, agente de alimentos, estagiário de nutrição e motorista.

O caminhão é equipado com uma cozinha completa que possui fogão, geladeira, pia, micro-ondas, armários, entre outros utensílios. E foi uma conquista de Prefeitura junto ao Governo Federal.

Mão na Massa

Na última quarta-feira (19), o Sabor e Renda visitou o Cras Vicente de Carvalho. Durante a oficina, além de receber informações nutricionais, os participantes fizeram uma receita de croutons (pedacinhos de pão crocantes usados para incrementar salada e sopas), requeijão caseiro e farofa de banana e cenoura. Ao final, os presentes degustaram as preparações realizadas, e levaram registros das orientações e receitas para casa.  A próxima parada está prevista para o dia 2 de fevereiro na comunidade do Cantagalo.

“Nosso objetivo é transmitir aos participantes o conhecimento de uma alimentação saudável, baseada no guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde. É uma forma de resgatar do ato de cozinhar e de enaltecer a comida de verdade, com a elaboração de receitas saudáveis, acessíveis, de fácil preparo e saborosas” afirmou a nutricionista.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de