Adisa vai ampliar atendimento a pessoas com deficiência

Semana de comemorações alusiva ao  aniversário do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro, segue nesta terça-feira (11), com a entrega de mais de 10 títulos de propriedade a famílias do Núcleo Santa Cruz dos Navegantes; e a inauguração da Central de Vacinas do Município

A vice-prefeita de Guarujá, assinou nesta segunda-feira (10), o contrato para a reforma do Centro de Convivência da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), com sede na Rua Josefa Hermínia Caldas, 534, no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho. Na oportunidade, ela representava o prefeito.

A cerimônia realizada na sede da Adisa abriu a semana de comemorações pelo aniversário do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro, celebrado no próximo sábado (15).

“O nosso governo se propôs a resgatar políticas públicas levando à sociedade equipamentos que possam melhorar a vida das pessoas, dando mais condições para a inclusão e mais qualidade de vida. Isso é motivo de louvor” disse a vice-prefeita ao assinar o contrato, que oficializou o início da reforma do Centro de Convivência da Adisa.

Orçada em R$ 475.605,36, a obra será realizada com investimentos provenientes de três emendas impositivas do vereador Fernando Martins dos Santos e dos ex-vereadores Joel Agostinho e Mauro Teixeira, com complementação do Tesouro Municipal. O prazo previsto para início das obras é de cinco meses.

O projeto de reforma prevê a troca da cobertura da área externa do imóvel, a construção de sala para cursos de capacitação, vestiários masculinos e femininos, piscina e mini quadra esportiva na área remanescente nos fundos da edificação atual da sede da entidade.

Construções novas também estão previstas. Elas foram projetadas para atender as necessidades das pessoas com deficiência e irão permitir que a Adisa ofereça melhor atendimento para todos que frequentam a associação.A sala de capacitação vai contribuir de forma significativa para que os portadores de deficiência contem com melhor capacitação, visando à inserção no mercado de trabalho.

Piscina e mini quadra esportiva

O Centro de Convivência da Adisa vai ganhar uma piscina.  Com o novo equipamento, a associação poderá oferecer ao público, com deficiência ou não, aulas de hidroginástica, natação e até mesmo fisioterapia (quando prescrita por um profissional da Saúde), atividades extremamente importantes, sobretudo àquelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Outra conquista contemplada pelo projeto é a mini quadra esportiva, onde poderão ser desenvolvidos esportes adaptados como basquete sobre rodas, o vôlei sentado, entre outros esportes voltados a esse público, os quais comprovadamente contribuirão para o fortalecimento muscular, agilidade física, além de atuar direta e indiretamente sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor do ser humano.

A Coordenadora da Adisa, Cristina Gonçalves, destacou que a Adisa está luta por um centro de convivência há três anos e que agora o sonho se tornou realidade.

“Com  a construção da piscina e da mini quadra esportiva teremos  condições de ampliar o atendimento para a pessoa com deficiência e outros públicos atividades fundamentais que vão melhorar muito a saúde dos assistidos. O nosso objetivo maior é trabalhar a inclusão”, afirmou Cristina. Atualmente, a Adisa conta com 57 assistidos.

Prefeito entrega títulos de propriedade a famílias de Santa Cruz e inaugura Central de Vacinas nesta terça (11)

Em cerimônia comandada pelo prefeito de Guarujá, serão entregues, nesta terça-feira (11), 112 títulos de propriedade definitiva, dos 350 lotes regularizados, às famílias do Núcleo Habitacional Santa Cruz dos Navegantes, garantindo o direito sobre seus imóveis, com total segurança jurídica. A cerimônia acontece a partir das 11 horas, na Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes (Rua Orlando Botelho Ribeiro, s/nº) e integra a semana de comemorações pelo aniversário do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro, lembrado no sábado (15).

Como parte das comemorações, às 15 horas, o prefeito inaugura a Central de Vacinas do município, que vai funcionar  nas instalações da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25, no Jardim dos Pássaros). O espaço abastecerá toda a rede municipal de Saúde no trabalho de imunização.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de