Guarujá celebra Dia de Santo Amaro com programação de 10 a 15 de janeiro

Além da programação religiosa, o cronograma reúne entregas de importantes obras e novos equipamentos para a Cidade, incluindo nova creche, reformulação de UPA, pavimentação de vias, apresentações culturais, entre outros eventos

Hospital, comunidade, rio, fortaleza e até área de preservação ambiental levam o seu nome em Guarujá. Este é Santo Amaro, padroeiro da Cidade, que tem seu dia celebrado no próximo dia 15 (sábado), feriado municipal instituído por meio da Lei Federal nº 605, de 5 de janeiro de 1949.

Conhecido principalmente pelo milagre de salvar um garoto de um afogamento andando sobre as águas, Santo Amaro terá seu dia celebrado na Município com extensa programação ao longo de uma semana inteira. As ações começam nesta segunda-feira (10) e prosseguem até o dia 15, em diversos pontos da Cidade.

O cronograma inclui entregas de uma nova creche no Perequê, reformas de quadra esportiva e unidade de saúde, pavimentação de vias, formalização de cessão de área municipal à nova sede da 2ª Cia da Polícia Militar e inauguração da fonte interativa musical na Praça dos Expedicionários, entre outras apresentações culturais.

Além disso, a semana do Padroeiro de Guarujá terá a tradicional programação religiosa, com missa e carreata na Igreja Matriz, no Centro, e tríduo na Capela de Santo Amaro, em Vicente de Carvalho.   

 

Santo Amaro andou sobre as águas ao salvar garoto de afogamento

Também conhecido como Mauro, Santo Amaro nasceu em Roma, na Itália, no século VI. Entrou muito cedo para a vida religiosa e tornou-se beneditino aos 12 anos de idade. Foi apontado como um exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

O milagre mais famoso do santo – o qual teria sido um dos grandes responsáveis pela sua canonização – é uma visão de São Bento, de um jovem se afogando em um pequeno rio. Bento, então, teria chamado Amaro e pedido a ele que tentasse salvar o garoto. O santo focou de tal modo na realização desta tarefa que, sem notar, andou sobre as águas, salvando o menino.

Amaro foi enviado por São Bento à Gália para fundar um mosteiro. Ele o governou por um espaço de 40 anos e lá faleceu aos 72 anos, vítima de uma peste que também levou muitos dos seus monges.

Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545, dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo. Apesar de não haver qualquer vestígio desse templo, acredita-se que ele teria sido erguido na localidade hoje conhecida como Santa Cruz dos Navegantes.

 

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (10)

15 horas – Assinatura do contrato para reforma do Centro de Convivência da Adisa (Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro)

O ato formaliza o início das obras de reforma do equipamento, orçado em R$ 475,6 mil. As melhorias no espaço devem ser concluídas em um prazo de cinco meses.

Local: Sede da Adisa, à Rua Josefa Hermínia Caldas, 534 – Jardim Progresso

 

TERÇA-FEIRA (11)

11 horasEntrega de Títulos de Regularização Fundiária de Santa Cruz dos Navegantes

Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal de Habitação fará a entrega de mais de 100 títulos de regularização, de um total de 350, previstos para serem entregues ao longo de 2022.

Local: Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes, na Rua Orlando Botelho Ribeiro, em Santa Cruz dos Navegantes

 

15 horas – Inauguração da Central de Vacinas

Entrega da Central de Vacinas do Município, que vai funcionar dentro da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros. Mais moderno e melhor equipado, o espaço teve as obras finalizadas no ano passado e abastecerá toda a rede municipal de saúde no trabalho de imunização.

Local: Usafa Jardim dos Pássaros, na Rua Rouxinol, 25, no Jardim dos Pássaros.

 

QUARTA-FEIRA (12)

10 horasEntrega da pavimentação da Avenida Miguel Mussa Gaze

Visando a redução de pontos de alagamentos e as enchentes na região do bairro Santa Rosa, a Prefeitura realizou a pavimentação da Avenida Mussa Gaze, ao longo de 12 mil metros quadrados. Serviço integra as obras de macrodrenagem do Rio do Meio.

Local: Rua Azuil Loureiro com a Avenida Miguel Mussa Gaze, no Santa Rosa

 

15 horasAssinatura de contrato de locação da Casa Artemis, entrega do CadMóvel e de mais um veículo para o Conselho Municipal do Idoso

Casa Artemis – Formalização da locação do novo espaço para fomento dos serviços da Casa Artemis, que presta acolhimento institucional às mulheres vítimas de violência.

CadMóvel – A partir deste mês a Cidade contará com uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel), que percorrerá a Cidade no atendimento de inclusão e atualização do Cadastro Ùnico, que dá acesso a diversos programas sociais do Governo Federal.

Conselho do Idoso – O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) recebeu a doação de um veículo zero km e um kit de modernização. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Rosana Valle e fazem parte do Programa Federal de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos, o Pró-DH.

Local: Paço Moacir dos Santos Filho, na Avenida Santos Dumont, 800, Santo Antonio

 

19h30 – Festa de Santo Amaro (1º dia do tríduo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

QUINTA-FEIRA (13)

10 horas Apresentação do Programa Pró-Guarujá – Lei de Incentivos Fiscais

Para fomentar novos investimentos por meio de incentivos fiscais e assim gerar novas oportunidades de emprego, desenvolvimento e renda, a Prefeitura lança o Programa de Desenvolvimento da Economia e Atração de Investimentos (Pró-Guarujá), um arrojado programa de cunho econômico.

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba)

 

15 horasEntrega da Pavimentação da Rua Operária, no Sítio Conceiçãozinha

Utilizando recursos próprios, a Prefeitura finalizou a nova pavimentação da via, que possui 510 metros de extensão. Anteriormente, a via também recebeu novas guias e sarjetas.

Local: Rua Operária, no Sítio Conceiçãozinha

 

16h30Entrega da Quadra Esportiva da Escola Municipal Doutor Napoleão Rodrigues Laureano

Equipamento foi totalmente revitalizado e vai beneficiar mais de 1.200 alunos matriculados para a prática de modalidades esportivas. Concluída no ano passado, a obra conta com mais um vestiário e nova iluminação, entre outras melhorias.

Local: Avenida Osvaldo Aranha, 365, no Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho

 

19h30 – Festa de Santo Amaro (2º dia do tríduo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

SEXTA-FEIRA (14)

 

10 horasEntrega de nova creche no Perequê

Prefeitura firmou mais um convênio e entrega o Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Professora Márcia Munhoz. A unidade começa a funcionar em fevereiro e promoverá o atendimento de 100 crianças.

Local: Rua Rio Branco, 256 (em frente à unidade de saúde)

 

11 horas – Entrega da Reforma da UPA Perequê

Com espaços ampliados e mais adequados às normas da Vigilância Sanitária, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aníbal Arden dos Reis

passou por uma reforma significativa e um amplo processo de reconstrução.

Local: Estrada Guarujá Bertioga KM 7, no Perequê

 

15 horas – Assinatura do Termo de Cessão de Área Pública à 2ª Cia da PM, anúncios do programa Cidade Segura e apresentação do Grupamento Turístico da Guarda Civil Municipal (GTur-CM)

A área pública para o Batalhão da PM fica no Jardim Boa Esperança e abrigará o efetivo de 110 policiais, que atuarão na área de Vicente de Carvalho, Morrinhos e Vila Zilda. Outra novidade é o Grupamento Turístico da Guarda Civil Municipal (GTur-GCM), equipe especializada no patrulhamento ostensivo e preventivo diariamente nos pontos turísticos, orla da praia e rede hoteleira.

Local: Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, 225, no Jardim Boa Esperança

 

19 horas – Entrega da Fonte da Praça dos Expedicionários; apresentações da Big Band, Ballet Arte em Movimento Ana Zuchi e Joãozinho do Acordeon

A população vai ganhar uma nova atração turística: uma fonte interativa musical instalada na Praça dos Expedicionários. O espaço dispõe de 115 jatos de água, iluminação e sonorização embutidos. Após, a entrega do espaço, o público poderá conferir apresentações musicais e culturais.

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

 

19h30 – Festa de Santo Amaro (último dia do tríduo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

SÁBADO (15) – Dia do Padroeiro – Feriado Municipal

 

17 horas – Carreata com a Imagem de Santo Amaro

Local: saída da Praça da Igreja Matriz, na Avenida Puglisi, no Centro

 

17h30 – Festa de Santo Amaro

Missa Campal e apresentação do Coral Municipal

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

19 horasMissa Campal e apresentação de Coral Municipal

Local: Praça da Matriz, na Avenida Puglisi, no Centro


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de