Apresentações culturais animaram a 12ª Virada Inclusiva em Guarujá

Iniciativa aconteceu na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, e reuniu diversas entidades

Eles tocaram,cantaram e mostraram que o lugar da pessoa com deficiência é onde ela quiser. Assim foi a 12ª Virada Inclusiva realizada pela Prefeitura de Guarujá. A iniciativa comemora, também, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.O evento aconteceu na tarde última sexta-feira (10), na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras.

A iniciativa reuniu diversas entidades e contou com a presença da vice-prefeita, e do secretário de Comunicação e Relações Sociais. “A Prefeitura tem trabalhado para garantir os direitos da pessoa com deficiência nas mais diversas áreas e hoje é uma celebração de cidadania e inclusão”, afirmou a vice-prefeita.

Com objetivo de dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, as entidades deram um show de inclusão.  A Banda do Lar das Moças Cegas abriu as apresentações e tocou grandes sucessos, como Aquarela do Brasil.

O evento contou ainda com a apresentação musical da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Guarujá (APAAG), com a Capoeira Inclusiva da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), com o Monólogo do Instituto Expressão do Silêncio, com a dança da Residência Inclusiva, entre outras atrações. O pessoal também aproveitou o passeio no trenzinho.

Para Viviane da Silva Pinheiro Santos, 31 anos, que tem síndrome de Asperger e é uma das assistidas da APAAG, a Virada Inclusiva ajuda a divulgar e ampliar os direitos da pessoa com deficiência. “Tudo o que nós queremos é respeito. Toda essa ação traz um bem para   a sociedade”, afirmou a jovem que adora desenhar e curte música e teatro.

Já para José Elizeu Moura de Santos, 55 anos, integrante da Capoeira Inclusiva, a pessoa com deficiência tem capacidades e não pode ficar em casa sem fazer nada,há espaço para todos.

O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência,Ricardo Augusto Salvador, que tem um filho com Transtorno do Espectro Autista destacou a importância da conscientização. “A sociedade precisa acolher e ter empatia com a pessoa com deficiência e também com os idosos. Para o próximo ano pretendemos realizar palestras na escola ressaltando a importância da inclusão”, afirmou.

Virada

A Virada Inclusiva é idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é organizado pela Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Seres) e tem o apoio das secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon); Educação (Seduc), Esporte e Lazer (Seela); Turismo (Setur) e Cultura (Secult). Participam também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a Comissão Municipal de Acessibilidade e a Comissão de Políticas Públicas para as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Entre as entidades participantes estão Adisa, APAAG, Apae, Instituto Expressão do Silêncio, Lar das Moças Cegas, Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI), Nova Geração, Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS), União Autista, Visão de Águia, Residência Inclusiva, além do apoio da City Transporte.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de