Estudante de Guarujá descobre nova fonte de renda em oficina de pedrarias

Lizabeth Neves de Moraes, de 33 anos, é aluna do 4° termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e participou do projeto realizado pela Seduc

Em Guarujá, uma estudante do 4° termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destacou no projeto ‘Folclore e Empreendedorismo’ e já conta com uma nova fonte de renda. Trata-se de Lizabeth Neves de Moraes, de 33 anos, que participou da oficina de pedrarias, realizada no dia 3 de novembro, sem nenhum conhecimento na área e, desde então, vende chinelos personalizados.

A aluna da Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes, mora na Cidade há dois meses, e viu na iniciativa a oportunidade de trabalhar e continuar cuidando dos filhos – o que não conseguia conciliar anteriormente. “Após a oficina, fiz duas confecções para uso próprio. Mas quando compartilhei nas redes sociais, as pessoas começaram a encomendar,” comentou.

Para Lizabeth, a nova ocupação veio no momento certo. Ela ainda não está obtendo grandes lucros, pois seu foco agora é adquirir o máximo de material de trabalho possível. “Meu esposo é o único provedor da família mas, em breve, poderei auxiliá-lo e alcançar outras metas pessoais”, enfatizou.

A possibilidade de alavancar a venda de suas produções na internet fez despertar ainda um antigo sonho na estudante: ingressar em uma universidade de medicina veterinária. Emocionada, ela compartilhou que desde o falecimento do pai, seu maior desejo é concretizar o plano que fizeram juntos.

A coordenadora de desenvolvimento de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está muito feliz com o desempenho da aluna e não tem dúvidas de que as metas do projeto estão sendo atingidas. “Essa proposta junto à EJA visa apresentar possibilidades que transformem não só a atuação dos estudantes no mercado de trabalho, como também na vida”, concluiu.

Para a coordenadora de ações educacionais da EJA, Marlúcia Reis, o projeto também obteve outra importante conquista. “Nossos estudantes perceberem seus talentos que, pela falta de oportunidade, acabam ficando no anonimato”, enfatizou.

Três etapas

O projeto Folclore Empreendedorismo é uma iniciativa da Seduc e foi lançado em agosto, com o intuito de valorizar o gênero da cultura brasileira por meio da economia criativa e do empreendedorismo. Inicialmente, sua programação envolveu alunos de cinco escolas da EJA.

Nesta primeira edição, o cronograma de atividades possui três etapas. A primeira delas aconteceu em agosto, com uma apresentação dos grupos Associação Cultural Afro Ketu, Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba meu Boi de Guarujá e Instituto Arte em Movimento Ana Zucchi. As escolas receberam ainda exposições com figurinos, utensílios e etc.

As duas últimas etapas estão sendo desenvolvidas desde novembro, com a promoção de oficinas de fuxico, pedrarias, customização, confecção de suporte para notebook e luminárias em PVC, além de uma mostra com todos os trabalhos realizados durante o projeto.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


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