Programa Praia Acessível será retomado neste sábado (4)

Programa foi implantado em 2011, mas havia sido paralisado por conta da pandemia da covid-19; iniciativa acontece na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras

Com o objetivo de garantir o acesso à praia e promover a inclusão de pessoas com deficiência, a Prefeitura de Guarujá retoma a partir deste sábado (4), o Programa Praia Acessível. A iniciativa acontece na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras, das 10 às 14 horas. A partir da próxima semana, a atividade será realizada sempre de quinta-feira a domingo, no mesmo horário.

Desde a sua implantação, em 2011, milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo programa, lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). Ele consiste em proporcionar banho de mar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de cadeiras anfíbias, adaptadas para este fim.

Os equipamentos foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Município fica com a responsabilidade de montar as equipes de suporte ao programa. A Sel dispõe de seis cadeiras anfíbias, mantendo duas como reservas, além de contar com dois monitores treinados e preparados para a condução das mesmas.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, a retomada do ‘Praia Acessível’ será feita seguindo todos os protocolos de segurança de combate ao novo coronavírus. “Nosso principal objetivo é preservar a saúde e o bem-estar dos usuários. Faremos a higienização constante das cadeiras anfíbias, sem descuidar das recomendações de como evitar aglomerações, incentivar a higienização das mãos através do uso do álcool em gel, além do uso de máscaras”, enfatizou.

Anfíbias

As cadeiras são chamadas de anfíbias por serem fabricadas com pneu especial, que permite superar a dificuldade da areia e não afundar dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.

Outras informações pode ser obtidas junto a Secretaria de Esporte e Lazer por meio dos telefones: (13) 3386-2340 e  (13) 3386-1436.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de