Escolas celebram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com diversas atividades

A programação incluiu dinâmicas, rodas de conversa, exibição de vídeos relacionados ao tema, exposição de trabalhos feitos pelos alunos, além de apresentações musicais e relatos sobre a educação especial

A Secretaria de Educação e Guarujá (Seduc) realizou na última semana, atividades voltadas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. O tema já estava sendo discutido anteriormente com os profissionais da rede municipal, durante encontros de formação, e culminou com as atividades alusivas à data.

Entre as ações desenvolvidas pelas 26 escolas do Ensino Fundamental envolvidas, foram realizadas dinâmicas (EM Sergio Pereira Rodrigues e Myriam Terezinha Millbourn), rodas de conversa (EM profª Ivonete da Silva Câmara e dr. Oswaldo Cruz), vídeos alusivos ao tema (EM prof Benedito Claudio da Silva e Lucimara de Jesus Vicente), além de produções de escrita e artística dos alunos ( EM profª Lúcia Flora dos Santos e Angelina Daige).

Na Escola Franklin Delano Roosevelt, a data foi comemorada com apresentações musicais e relatos sobre a educação especial e a importância da inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência, que são iguais aos de todos os cidadãos, além de enaltecer a história da unidade de ensino, que até hoje é lembrada como referência em educação especial.

Durante a semana foram realizadas atividades envolvendo toda a escola. Os alunos aprenderam a fazer biscoito na cozinha experimental, houve plantio na horta, no jardim e a professora de artes ensinou a trabalharem com papel mache na oficina de reciclagem.

A diretora da unidade de ensino, Adriana Garcia, conta que a Escola Franklin Delano Roosevelt tem uma importante história na educação para pessoas com deficiência. “Achamos por bem retomar essa história junto aos alunos, para que eles tenham conhecimento de como era a unidade de ensino. Retomamos algumas atividades que eram feitas naquela época, atividades práticas na cozinha, horta e oficina de reciclagem entre outras”, explicou.

*História*

Localizada na Avenida Adriano Dias dos Santos, 500, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, a unidade de ensino foi fundada há 38 anos com ensino exclusivamente voltado à educação especial. Eram atendidos alunos com todo tipo de deficiência: intelectual, visual, auditiva, motora, com paralisia cerebral e autismo.

Devido a uma alteração na lei da inclusão em 2008, foi necessário adequar o local para escola de Ensino Fundamental I (oficializado em 2010 por meio de decreto), e os alunos aos poucos foram sendo incluídos nas salas ensino regular tanto na própria unidade – que hoje é polo em atendimento de deficiência auditiva – , quanto em outras escolas da rede municipal.

“Muitos professores que hoje trabalham com inclusão, lecionaram no Franklin ao longo de vários anos. São muito experientes em educação especial e nos transmitiram muito conhecimento com propriedade no trabalho. Além de trazer essa realidade para as crianças, reforçando a importância da inclusão, ao mesmo tempo não deixaremos a história da escola ser esquecida. Da igualdade à diversidade somos todos Franklin”, finalizou Adriana.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de