União libera área para construção de piscinão nas obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro

Reservatório 3 receberá as águas do canal da Avenida das Acácias e terá comportado um volume útil de 21.988 m³

A Prefeitura de Guarujá está a uma assinatura de iniciar a construção de um dos três piscinões (reservatórios de água) que fazem parte das obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro. O Diário Oficial da União já publicou na quarta-feira (24) a dispensa da licitação para a área e a cessão do terreno para o Município. Na prática, isso significa que a Prefeitura já começa a planejar as intervenções dessa etapa. A obra é histórica e mudará a vida dos moradores do bairro Santo Antônio, que há anos sofrem com o problema crônico das inundações e dos alagamentos.

O piscinão 3, que recebeu a cessão de uso gratuito em condições especiais da União, tem área de 19.126,44 m² e receberá as águas do canal da Av. das Acácias. Será comportado um volume útil de 21.988 m³. Ele servirá para armazenar água e evitar inundações principalmente quando juntarem os fatores maré alta e chuvas fortes.

A conquista é resultado de diversas reuniões e incansáveis tratativas por parte da Prefeitura de Guarujá com o Governo Federal. O prefeito chegou a protocolar um documento, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), solicitando urgência aos trâmites.

O projeto

O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas. O cronograma de obras prevê 30 meses de trabalho, com investimentos de R$ 77,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do programa Avançar Cidades.

O conjunto de intervenções proposto para o local inclui ainda um sistema de proteção contra inundações, por meio da ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré.

De acordo com o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro, e entre eles haverá um dique de proteção. O primeiro, que será erguido na Rua Paulo Orlandi, será o menor, com volume útil de 7.078 m³, com três metros de altura. O segundo, situado atrás do Conjunto Habitacional Wilson Sório, terá capacidade de 22.897 m³, com níveis de água de até três metros, e receberá a vazão dos canais da Av. Francisco Arnaldo Gimenez e da Rua das Magnólias.

Para a secretária de Planejamento (Seplan), o próximo passo é assinar toda a documentação. Com o contrato em mãos, as obras já poderão começar imediatamente. “É uma obra de grande importância. O município recebe isso com muita alegria em função das tratativas que se arrastam por muitos anos. Ficamos muito felizes e comemoramos com o Governo Federal. A Casa Civil já nos acionou e informou sobre o interesse do presidente Jair Bolsonaro de vir à Cidade para essa importante assinatura”.

Mais de 13 mil pessoas beneficiadas

Segundo dados da Secretaria de Planejamento, as obras vão beneficiar 13.665 pessoas que vivem nessa região. O Santo Antônio é um dos bairros mais populosos de Guarujá. A área do bairro totaliza 1,24 km², sendo que 92% estão ocupados.

Por conta da dimensão da obra, será necessário suprimir, transplantar e replantar árvores do perímetro das intervenções. Esse trabalho já vem sendo realizado desde o começo de fevereiro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de