Programação da 9ª Sipat segue com palestras e ação de saúde nesta terça-feira (23)

Com o tema: ‘O olhar integral para o servidor público’, a iniciativa segue até sexta-feira (26). Nesta terça (23), serão realizadas palestras, testagem  gratuita de Aids e outras DSTs e diálogos de segurança

A programação da 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) de Guarujá, com o tema: “O olhar integral para o servidor público”, começou nesta segunda-feira (22), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá (Sindserv), com a apresentação musical do Projeto Semeando Música, com os alunos da EM Gladston Jafet, seguida da palestra “A importância do olhar integral para o servidor público”, ministrada pela assistente social Márcia Barros.

Participaram da cerimônia de abertura a vice-prefeita; o secretário adjunto de Gestão Administrativa; Edler Antônio da Silva, presidente da autarquia Guarujá Previdência; Luciano Nunes Augusto, presidente da Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA) e do presidente do Sindserv, Zoel Garcia Siqueira.

A vice-prefeita, que também é servidora municipal, falou sobre a importância do corpo de pessoas técnicas atuando junto à segurança do trabalho. “Graças a este empenho tivemos um baixo índice de contaminação pela covid-19 entre os profissionais da saúde e educação, que atuaram na linha de frente. Um trabalho de prevenção feito de maneira adequada e eficiente,” elogiou.

O presidente da CIPA, Luciano Nunes, disse que o principal objetivo da Sipat é a valorização do servidor e é importante que todos os setores participem. “É preciso sempre estar atento à questão da prevenção, é essa a função da CIPA. Prevenir é melhor do que remediar”.

Durante sua apresentação, Márcia Barros falou sobre a necessidade de interação entre o servidor e as políticas públicas do Município e sobre a importância do olhar do funcionalismo para um contexto macro, não só voltado ao seu setor de trabalho, mas outras questões em geral.

Homenagem

Houve ainda uma homenagem a Roberto Jamir de Aguiar, técnico de segurança do trabalho e servidor municipal há 27 anos, um dos responsáveis pela implantação das atividades do Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura. Ele recebeu uma placa comemorativa pelos serviços prestados. “Essa homenagem é uma surpresa muito agradável. A vida é cheia de desafios e aceitei esse desafio quando entrei na prefeitura”, comentou.

A superintendente de Gestão de Pessoas, reconheceu a dedicação do servidor. “Trabalhar junto é o que você pode fazer de melhor e você sabe muito bem o que faz. Gratidão”.

Finalizando a programação do primeiro dia da Sipat, houve apresentação de um vídeo sobre o uso correto de Equipamentos de Segurança do Trabalho (EPIs) e lançamento de exposição sobre o assunto. Nesta terça (23), serão realizadas palestras, testagem  gratuita de Aids e outras DSTs e diálogos de segurança. A iniciativa segue até esta sexta-feira (26).

 

Sipat Integrada

A 9ª Sipat é direcionada aos servidores municipais e terceirizados, tendo como principal foco a conscientização sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados durante o desempenho de suas funções, para evitar danos futuros. A iniciativa é promovida, de forma integrada, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM), em parceria com a autarquia Guarujá Previdência.

 

Programação – Dia 23 (terça-feira)

 

Polos Perequê, Enseada e Morrinhos

 

– 7 horas – Diálogos de Segurança

Voltado aos agentes de serviço de alimentação e funções similares da Secretaria de Educação (Seduc)

Palestrantes: Ronaldo Prado e Fábio Girardi (Setor de Segurança do Trabalho)

 

Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá – Sindserv

 

– 10 às 16 horas  – Testagem  gratuita de Aids e outras DSTs          

Equipe do CTA móvel – Coordenação Municipal de DST/Aids

Ação voltada aos funcionários e população em geral

 

– 14  horas – Palestra “Aids e outras DSTs como segurança pessoal

Ministrada pela enfermeira Márcia Helena Rodrigues e pelo psicólogo Uedinei Alves de Carvalho, da Secretaria de Saúde

 

– 15 horas – Palestra “Doenças ocupacionais, pandêmicas e restrições médicas”

Palestrante: Dr. Antônio Briceño Armas, médico do trabalho da Prefeitura

 

Paço Raphael Vitiello

 – 10 às 16 horas – Exposição “EPI e sua importância na segurança do trabalho”


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de