Praia do Tombo conquista Bandeira Azul pelo 12° ano consecutivo

O Tombo continua sendo a praia com o maior número de premiações do programa na América do Sul e é a única do Estado com o selo de qualidade

Mais uma vez a Praia do Tombo conquistou o selo internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul. A praia mais premiada do Programa na América do Sul, com 12 certificações seguidas, reflete um trabalho intenso realizado pela Prefeitura de Guarujá, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) na conservação de uma das praias mais frequentadas do litoral paulista.

O selo é considerado o mais alto reconhecimento ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo. A premiação foi atestada pelo instituto dinamarquês Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para a Educação Ambiental), entidade credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco, responsável por avaliar a balneabilidade das praias e marinas espalhadas pelo planeta.

Para conquistar a Bandeira Azul, a praia é avaliada e precisa ser aprovada em 34 critérios, que são divididos em gestão ambiental, educação e informação ambiental; qualidade da água, além de atender a requisitos de infraestrutura, segurança e serviços.

A cada ano, uma nova avaliação é feita e a Praia do Tombo sempre atende todos os requisitos necessários para garantir a premiação. Além disso, as cidades que recebem o selo precisam se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada. A realização de diversos programas ambientais da Semam garante que o Município corresponda, de forma consecutiva, à conquista do título a 12 edições.

O documento oficializando a premiação foi recebido pela Semam e tem validade até 1º de novembro de 2022. Apesar do avanço da vacinação no Município, a tradicional cerimônia com público não irá acontecer devido à pandemia, assim como foi no ano passado. Será feita a entrega da certificação e o hasteamento simbólico na Praia do Tombo, que está marcado para o dia 2 de dezembro.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de