Quarto módulo do Curso de Apicultura amplia conhecimentos sobre produção de abelhas rainhas

Encerrou-se nesta quinta-feira (12) o quarto módulo do curso de Apicultura ofertado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Paraibuna.

Este é o penúltimo módulo do curso que tratou sobre o processo da produção de abelhas rainhas e a produção da geleia real, um produto superior ao pólen que tem muito potencial de comercialização e ainda é pouco explorado.

Os 12 alunos que se aproximam da etapa final serão certificados quando concluírem o quinto módulo do curso.

O treinamento é voltado aos pequenos produtores e trabalhadores rurais com objetivo de profissionalizar a atividade e fomentar o empreendedorismo local. A maioria dos alunos já atua na área, mas de uma forma artesanal, este campo ainda é pouco explorado.

O curso iniciou no mês de fevereiro com a fase de implantação do apiário, normas técnicas, distância entre as colmeias, segurança de áreas habitadas, busca dos enxames na natureza, biologia e comportamento das abelhas, entre outros.

As aulas focaram na produção de mel, ensinando técnicas e uso dos equipamentos para a produção de própolis, pólen e,  principalmente, a geleia real, que foi o foco desta etapa.

O curso é ministrado pelo instrutor Celso Ribeiro Cavalcante de Souza, biólogo e apicultor há 40 anos.

No final do curso será realizada a produção do própolis, que é amplamente comercializado como um antibiótico natural, cicatrizante e bactericida. O módulo também vai abordar sobre as técnicas de administração desta produção.

A proposta é que os alunos saiam capacitados e excelentes apicultores para que possam atuar com qualidade, sabedoria e aumentando a atividade na região.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de