GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico.

Mais de 180 alunos de seis salas de aula do 8° ano, na faixa etária de 12 a 13 anos, acompanharam a palestra proferida pelos GCMs Sandra de Oliveira Celestino e Jefferson Machado.

A GCM decidiu reforçar as palestras sobre bullyng, após a repercussão, esta semana, da morte de Carlos Teixeira Gomes Ferreira Nazara, de 13 anos, em decorrência de uma agressão na Escola Estadual Professor Júlio Pardo Couto, em Praia Grande (SP).

#PraTodosVerem: Mural em parede da EMEF, com trabalho de alunos sobre bullyng (Foto: Divulgação/PMC)

Carlos era vítima de bullyng na escola e acabou morrendo após agressões sofridas pelos colegas. O adolescente morreu no dia 16 de abril, após três paradas cardiorrespiratórias, enquanto estava internado em uma unidade hospitalar em Santos. Sua morte se deu por causa de lesões provocadas por trauma em seus pulmões.

A inspetora Sandra abriu a palestra falando sobre a responsabilidade da GCM e dos professores com relação à segurança dos alunos. “Enquanto seus pais estão trabalhando, os responsáveis por vocês são os professores e nós da GCM. É por isso que estamos aqui para tratar de questões importantes quanto o perigo das drogas e dos cigarros eletrônicos e o mal que é o bullyng”, disse aos alunos.

Ela explicou que o material que é preparado pela GCM para ser apresentado na escola deve ser levado a sério. “Queremos que vocês prestem atenção porque não queremos que nenhum de vocês acabe como o menino da Praia Grande”.

#PraTodosVerem: GCM fala aos alunos sentados no refeitório da EMEF (Foto: Divulgação/PMC)

O GCM Machado, utilizando um datashow, exibiu aos alunos fotos de crianças que foram mortas por um aluno vítima de bullyng. Ao prender a atenção das crianças, Machado falou sobre os males das violências física e psicológica, que são praticadas de forma repetitiva e intencional, que ocorrem com frequência no âmbito escolar.

Para o professor e diretor da EMEF Antonia Alice, Paulo Roberto Notejunas, a presença da GCM para a palestra é muito bem vinda. Ele acredita que a escola em que atua tem características especiais que não favorecem casos como os abordados. “Somos uma escola em que todos se conhecem. Muitos pais de alunos foram alunos aqui também. A maioria mora aqui mesmo no bairro. Temos uma convivência e isso é uma característica muito especial. Mas não significa que possamos deixar para trás temas importantes como esses. Temos que estar vigilantes”.

O que faz a GCM

A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e somente em 2023, realizou 34 palestras em escolas e 12.315 rondas escolares.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal;  apoiar  e construir parcerias com os demais órgãos municipais.

Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de