Educação de Caraguatatuba utiliza culinária como recurso pedagógico no processo de alfabetização

Os alunos do ensino fundamental I da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, estão vivenciando experiências diferentes na sala de aula. Com a retomada integral das atividades presenciais, a unidade está desenvolvendo o projeto chamado ‘Mão na Massa’, em que os professores utilizam a arte da culinária como recurso pedagógico, com aulas lúdicas que facilitam o processo de alfabetização.

#PraCegoVer: Em pé, professora manuseando ingredientes durante aula de panificação (Fotos: Divulgação/PMC)

Através da preparação de pães, os professores elaboraram planos de aula em que conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática puderam ser desenvolvidos na prática com os estudantes. Com o uso das receitas – textos do gênero instrucional, com linguagem clara e objetiva – são trabalhadas atividades de leitura e escrita, e aplicados em situações do cotidiano como na leitura de rótulos e embalagens de ingredientes, por exemplo.

Na disciplina de Matemática a aula permite que sejam desenvolvidas habilidades como a identificação e utilização de Unidades de Medida de capacidade e massa, por exemplo, como litro, mililitro, quilograma, grama, miligramas.

Durante a aula, com a preparação do alimento, os alunos ainda observam processos de reação química durante a fermentação; a transformação física com a quebra dos ovos, o crescimento da massa, e o resultado final, com o processo de cozimento do pão que exalou um delicioso cheirinho de pão por toda a unidade.

#PraCegoVer: Em pé, a aluna acena degusta pão produzido durante a aula. Ela acena para foto (Fotos: Divulgação/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, elogiou a atividade e comentou sobre a importância das atividades lúdicas. “Entendemos que a estratégia lúdica é uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, possibilitando que o processo de alfabetização aconteça de maneira prazerosa. A aplicação da culinária na alfabetização permite que o professor possa introduzir ou reforçar os conteúdos de maneira que o aluno sinta satisfação e interesse no aprendizado. Quando o aluno participa da atividade lúdica, isso proporciona a ele a sensação de experiência plena, sendo um importante recurso para a busca de um desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo’, disse”

Ao final da aula, depois dessa experiência tão enriquecedora, as turminhas degustaram com alegria o alimento que prepararam com as próprias mãos!


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


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