Comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’ em Caraguatatuba encerram com sucesso

As comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’ em Caraguatatuba, realizadas entre os dias 16 e 19 de maio, foram marcadas por diversas atrações que encantaram os participantes.

#PraTodosVerem: Fotógrafa aponta câmera em direção ao Rio Juqueriquerê durante atividades de observação de aves aquáticas (Foto: Divulgação/PMC)

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê reuniu cerca de 40 pessoas para a abertura oficial do evento, na última quinta-feira (16). A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou uma cerimônia simbólica para a abertura do centro de exposição com as fotografias vencedoras do concurso realizado pela Prefeitura.

Além disso, o local também abriu as portas para a observação de aves aquáticas, no sábado, para toda a população. Visitantes se reuniram para apreciar a avifauna aquática em uma caminhada monitorada.

Já na sexta-feira (17), a Prefeitura deu suporte ao evento promovido pelo Museu da Energia de Salesópolis e patrocinado pela EDP, que levou a observação de aves para dentro da escola municipal Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Foi ofertado até binóculos para que os pequenos se familiarizassem com a atividade.

#PraTodosVerem: Gestor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, ao lado de fotógrafa, aponta para folhagens durante Passarinhada (Foto: Divulgação/PMC)

No mesmo dia, outra atividade foi realizada pelo Projeto CREs(CER) – Ser em Sociedade com os alunos do 9º ano da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Porto Novo, um evento aliado ao Setor de Educação Inclusiva/ região 8.

O Parque Estadual da Serra do Mar- Núcleo Caraguatatuba (PESM) e o Sítio do Jacu também atraíram um bom número de participantes para as atividades de Corujada e Passarinhada.

Na Corujada do PESM, na última quinta-feira, os participantes percorreram a trilha em horário noturno, o que proporcionou uma experiência única para apreciarem os sons da mata e observar a fauna local.

#PraTodosVerem: Grupo realiza avistamento de aves, com uso de binóculos, durante Passarinha realizada no Sítio do Jacu (Foto: Divulgação/PMC)

Já no sábado, foi a vez da Passarinhada no Sítio do Jacu, na Tabatinga, organizada pelo Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM). O evento contou com a presença do especialista Antônio de Oliveira Santos, conhecido como Titio Promata. O grupo identificou 73 espécies de aves, plantou uma muda de palmeira juçara e desfrutou de um café de confraternização.

O encerramento das comemorações foi realizado no domingo (19) com uma passarinhada no PESM. Os participantes desfrutaram de um café da manhã colaborativo e realizaram uma caminhada pela Unidade de Conservação.

O apoio do Clube de Observadores de Aves de Caraguatatuba foi fundamental para a organização desses eventos. Por meio do Instagram, @coa_caraguatatuba, eles garantiram ampla divulgação do cronograma de observação de aves realizado pela primeira vez na cidade.

Logo Oficial ODS
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de