Caraguatatuba retoma hidroterapia do Setor de Reabilitação no Centro de Especialidades Médicas

A hidroterapia do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba está de volta. As atividades foram retomadas nesta quinta-feira (4) e quatro turmas já puderam praticar os exercícios dentro da piscina aquecida. A primeira turma começou logo cedo, às 7h30.

#PraCegoVer: Seguindo orientações, pacientes de máscara realizam movimentos dentro de piscina durante a hidroterapia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A piscina onde a hidroterapia é realizada ficou fechada e sem utilização por mais de mais um ano devido à pandemia da Covid-19.

Para muitos um retorno, outros um início. É caso da empregada doméstica Lucélia Alves dos Santos, 58 anos. Foi a primeira vez que Lucélia participou da hidroterapia e garantiu que “se sentiu super bem porque, às vezes, nós ficamos em casa e no trabalho, movimentando apenas uma região ou área do corpo. Aqui, gente se movimenta muito mais”.

Lucélia, moradora do bairro Sumaré, é do tipo faz tudo. Além de doméstica, ela trabalha com pequenas reformas, hidráulica e elétrica, ou seja, o básico de uma obra. Ela acredita que o trabalho mais intenso e pesado foi o responsável por aumentar o grau das dores causadas pela lombalgia crônica. “Começou a se manifestar agora e está ficando mais complicado a cada dia”.

Dentro piscina, Lucélia garante que sente a diferença dos movimentos. “Alguns dos exercícios eu não consigo fazer fora d’água”. Sorridente, ela disse: “muita gente não sabe o quão isso faz bem e como melhora as nossas dores”.

Sobre o fato de ter consigo participar da hidroterapia, ela explicou que procurou a atividade e foi atendida de prontidão. “Eu pretendendo continuar e não faltar. Estou muito feliz e isso não tem explicação e preço que paguem toda essa gratidão”.

O secretário de Saúde Gustavo Boher acompanhou de perto a retomada da hidroterapia. Aos alunos ele desejou parabéns e pediu para que cada um continuasse com o tratamento. “Estamos felizes em receber os pacientes”, ressaltou.

Ele se lembrou do período em que a piscina esteve fechada por conta da pandemia da Covid-19 e explicou que “hoje, os protocolos de segurança permitem a retomada desse tratamento”. Por fim, o secretário desejou boa recuperação e uma saúde melhor aos pacientes.

Todas as turmas da hidroterapia irão cumprir os protocolos sanitários durante todo o período dentro da piscina, seguindo o distanciamento seguro e fazendo o uso de máscaras.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de