Alunos do Ipiranga participam do evento “Passarinhando na Praça”

Em continuidade às comemorações do Dia do Observador de Aves, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou o evento “Passarinhando na Praça” com os alunos da CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, do bairro Ipiranga, nesta sexta-feira (17).

#PraTodosVerem: Educador ambiental realiza demonstação do uso do apito a vários alunos (Foto: Divulgação/PMC)

O evento foi promovido pelo Museu da Energia de Salesópolis e patrocinado pela empresa EDP. As atividades foram conduzidas por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia, com apoio do biólogo e educador, Fernando Maia, e Rafael Marotti, que é arte-educador.

Trata-se de um projeto já realizado em Salesópolis, chamado ‘Passarinhando na Escola’ e ‘Passarinhando na Praça’, que tem a proposta de envolver os alunos e também toda a comunidade na observação de aves.

Simone Villegas elogiou a iniciativa da cidade em promover o Dia do Observador de Aves. “Caraguatatuba está de parabéns pela iniciativa, que é a identidade da cidade e do Litoral Norte como um todo. Essa é uma prática que, com certeza, vamos nos espelhar”.

#PraTodosVerem: Educadores ambientais e professores guiam alunos pela galeria de águas próxima do Camaroeiro (Foto: Divulgação/PMC)

A ação foi realizada no período da manhã e da tarde, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Os pequenos foram entretidos com livretos e informações sobre as espécies de aves locais.

De forma lúdica e educativa, eles também aprenderam sobre os diferentes tipos de apitos que imitam os sons das aves, inclusive puderam manusear e assoprar os instrumentos.

A programação incluiu ainda uma saída dos alunos para explorar os arredores da escola, sendo guiados com cuidado até o Entreposto de Pesca do Camaroeiro, próximo à área de manguezal. Lá, puderam utilizar os binóculos fornecidos para avistar as espécies de aves.

Para a secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, o evento desperta o interesse das crianças e as incentiva a se envolverem com a natureza de um modo geral. “as atividades de educação ambiental visam direcionar positivamente os pequenos, promovendo o sentimento de cuidado e pertencimento em relação à natureza e suas diversas formas de vida, incluindo as aves da região”.

Além desta ação, outra atividade foi realizada pelo Projeto CREs(CER) – Ser em Sociedade com os alunos do 9º ano da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Porto Novo, um evento aliado ao Setor de Educação Inclusiva/ região 8.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de