Prefeito de Caraguatatuba conhece nova tecnologia aplicada em obra da Sabesp no Poiares

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, conheceu na quinta-feira (26) uma nova tecnologia que será aplicada na obra realizada pela Sabesp para a modernização do coletor-tronco localizado na avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Poiares, região central.

A obra, com investimentos na ordem de R$ 9,3 milhões do Programa Onda Limpa Litoral Norte, vai beneficiar uma população estimada em 82,3 mil pessoas dos bairros Centro, Indaiá, Poiares, Aruan, Tinga e Rio do Ouro, além de gerar 15 empregos diretos para moradores do município.

O coletor-tronco em operação é uma tubulação de maior diâmetro responsável por recolher os efluentes recebidos de diversas estações de bombeamento de esgotos, entre elas as principais, localizadas na Avenida da Praia, na região central da cidade, das praias Indaiá e Aruan e também das imediações da Feira do Rolo, no bairro Tinga.

Para a recuperação dessa antiga tubulação será utilizada uma tecnologia inovadora CIPP (Cured In Place Pipe), que consiste na produção de uma nova tubulação no interior da antiga sem que seja necessário retirá-la, utilizando o método não-destrutivo e a luz ultravioleta (UV) como “cura” deste material.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior, secretário Leandro Borella e engenheiros verificam trabalho de fusão de tubulações (Foto: Luís Gava/PMC)

Serão executados cerca de 700 metros de tubulação provisória somente no trecho entre o poço de visita às margens da rodovia SP-55 e a ponte do Poiares, visando o menor transtorno possível na Avenida Floriano Peixoto, importante região de comércio do bairro. Essa intervenção consiste na abertura de valas laterais rasas próximas à sarjeta, ou seja, sem interrupção de tráfego no trecho, bem como o comprometimento da atividade comercial.

“Importante ter um tecnologia desse porte que não vai causar transtornos para a população e ainda vai dar uma vida útil maior para essas tubulações e, consequentemente, para os serviços prestados”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Para a Sabesp, o foco é na longevidade, garantindo a integridade estrutural do tubo pelas próximas décadas, evitando futuras falhas e infiltrações e reforçando a missão da Companhia no compromisso com a população e com o meio ambiente.

Para o sucesso do trabalho a empresa utiliza o que há de mais moderno em tecnologia pensando em garantir a revitalização desse importante coletor para o sistema de esgotamento sanitário de Caraguatatuba, sem grandes transtornos à população, e em um prazo de cerca de quatro meses, muito inferior aos métodos convencionais.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de