Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba

Os cursos de costura do Fundo Social de Caraguatatuba já proporcionam geração de renda às alunas. Desde o início do ano foram promovidas as qualificações de Iniciação à Costura e Lingerie, com finalização neste mês. Beatriz e Maria Aparecida já empreendem com o fruto do aprendizado.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com os produtos confeccionados expostos em cima da mesa, como bonecas de pano, puxa-saco, entre outros (Foto: Luís Gava/PMC)

Deficiente visual do olho esquerdo, Beatriz Maria Dionísio, de 52 anos, sempre teve dificuldades em encontrar emprego devido à sua deficiência. Aprendeu desde criança com a mãe a fazer alguns ‘bicos’ de costura, mas nunca se profissionalizou.

Com o sonho de ter uma profissão e poder ter uma renda, viu no curso de Iniciação à Costura a oportunidade da sua vida. “Quando fui fazer a inscrição, me falaram que era por sorteio, torci muito para essa vaga ser minha e consegui ser selecionada. Fiquei muito feliz”, conta Beatriz.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com as peças de lingerie expostas em cima da mesa; ao lado, manequins vestem as peças íntimas (Foto: Luís Gava/PMC)

Ela relata que com as aulas, aperfeiçoou as técnicas e hoje produz diferentes tipos de artesanato, como porta-treco, porta papel higiênico, bonecas de pano, puxa saco, entre outros.

“E eu não parei por aí, com o amor pelo artesanato, expandi meu conhecimento e também produzo com outros materiais, com garrafa PET e até folhas de árvore. Tem para tudo quanto é gosto. Finalmente hoje me sinto completa e útil, além de poder contribuir para renda da minha casa. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Quando a gente acredita e corre atrás, tudo conspira a favor”, destaca.

Outro caso de sucesso é da profissional da área de estética, Maria Aparecida Martins, de 51 anos, que passou por dificuldades durante a pandemia. Segundo ela, o trabalho diminuiu e viu que precisava investir em outro ramo para não depender de apenas uma renda. Foi quando se inscreveu no curso de Lingerie para expandir sua área de atuação.

#PraCegoVer: Calcinhas de renda confeccionadas pela aluna estão expostas em cima da mesa (Foto: Luís Gava/PMC)

“Sempre trabalhei como manicure e depiladora, mas agora também sou costureira e já vendo calcinhas e sutiãs para amigas e comunidade. Foi a melhor coisa que aconteceu comigo, pois me gerou renda e também atuo com algo que gosto. Só agradecer pela oportunidade e que outras pessoas tenham a mesma sorte que eu”, diz Maria.

Ao final do curso, todas as alunas receberam capacitação com representante do Banco do Povo e do Sebrae, com dicas de fomento ao empreendedorismo e linhas de crédito para microempreendedores individuais.

O Fundo Social de Caraguatatuba proporcionou neste ano, até o momento, mais de 160 vagas em cursos de qualificação profissional das mais diferentes áreas de atuação. Para o próximo semestre, mais oportunidades serão geradas. Importante que a população fique atenta aos canais de divulgação oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba

Se alguém tiver interesse nos produtos, pode entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 3897-5656. O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de