Pessoas com alto grau de imunossupressão maiores de 18 anos já podem receber 4ª dose da vacina contra Covid-19

A quarta dose, ou segunda dose adicional, contra a Covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos já está disponível nos postos de vacinação de Caraguatatuba.

A dose será administrada com pelo menos quatro meses após a realização da primeira dose adicional, independente do imunizante aplicado.

#PraCegoVer: Enfermeira aplicada dose da vacina contra a Covid-19 (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

No dia da vacinação, a pessoa deverá apresentar um documento que comprove a condição de risco e o cartão de vacinação da primeira dose adicional.

Para esse público, as doses estão disponíveis nas unidades: UBS Ademir Reis (Perequê Mirim), UBS José Maurício Borges (Perequê Mirim), UBS Porto Novo, UBS Morro do Algodão, UBS Tinga, UBS Jaraguazinho, UBS Rio do Ouro, UBS Sumaré, UBS Casa Branca e UBS Jetuba.

No Massaguaçu, a vacinação será realizada na EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.

Dose adicional para demais adultos

O município ainda aplica a dose adicional (dose de reforço ou terceira dose) para qualquer adulto com mais de 18 anos. Para receber a dose adicional, é fundamental ter completado o esquema vacinal com a segunda dose há pelo menos quatro meses, independente do imunizante aplicado.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população verificar a data de aplicação da segunda dose. Ela pode ser encontrada no cartão de vacinação Covid-19 físico e online (Conecte SUS ou aplicativo do Poupatempo).

Vale ressaltar que o intervalo continua o mesmo para pessoas com imunossupressão. Todas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que para a dose adicional poderá ser utilizado o imunizante que estar disponível na unidade de saúde (Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca).

Pessoas que completaram o seu esquema vacinal com a vacina Janssen (dose única) podem receber a dose adicional com pelo menos dois meses (61 dias).

Não é necessário fazer agendamento para ser vacinado com a segunda e dose adicional. Porém, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação Covid-19.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de