Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

No primeiro mês do ano, é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental.

Por isso esse motivo, no primeiro mês de todo o ano, foi instituído o ‘Janeiro Branco’. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

Neste mês, a Secretaria de Saúde reforça a importância e conscientização sobre os cuidados e promove uma ação voltada aos usuários atendidos por seus equipamentos.

Devido ao aumento de casos de Covid-19, registrado nos últimos dias, e dos casos de influenza (H3N2), apenas pacientes das unidades de saúde mental irão participar da ação, promovida pela Secretaria de Saúde.

A ação será realizada no dia 25 de janeiro, às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), no Perequê Mirim.

A campanha gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui diversos dispositivos para atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).

Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental

CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, Assistência Social e atendimento de enfermagem voltado para este público.

CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.

ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.

Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.

O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de